09 fevereiro 2018

[Vida de Leitor] Meu primeiro livro

|| ||
Quando me surgiu a ideia pra esse post eu pensei em falar sobre o primeiro livro que li, mas não me lembro qual foi. Ai pensei em falar sobre o primeiro livro que me marcou, mas eu sempre falo sobre eles aqui, que, sim, foram os livros de Harry Potter. Foram os primeiros livros que me fizeram passar a noite acordada. Ai pensei em falar sobre o primeiro livro que ganhei. E é isso que vou fazer.

Quando criança, eu lia muitos gibis da Turma da Mônica. Eles eram da minha tia, mas ai ela cresceu, foi pra faculdade (minha tia é bem novinha) e deu toda a caixa de gibis pra mim. Eu fiquei imensamente feliz, como devem imaginar. Mas eu não considero esses o meu primeiro livro.
Quando meu pai percebeu que eu vivia na biblioteca da minha escola primária, ele deu pra mim a sua pequena coleção de livros da coleção vagalume. Mas também não vou falar sobre esses livros. Porque eles eram de alguém antes de serem meus. Eu amei esses livros e essas histórias. Acho que tenho uns dois ainda restantes. Outros eu emprestei e infelizmente nunca mais voltaram.
Ainda na escola primaria, a prefeitura distribui pra todos os alunos um kit com cinco livrinhos. O meu tinha um de poemas, um de contos, uma novela, um de crônicas e um outro de mitos e lendas greco-romanas. Até já falei desse último aqui. Acabei dando os cinco pra minha priminha. Ela adora ler.
Mas enfim... O livro que vou falar hoje é um livro que ganhei no amigo secreto da minha catequese em 2008. Sim, eu fiz catequese. Eu até ensinei catequese. Eu cresci em uma família católica. Hoje tenho algumas opiniões que vão contra a esses ensinamentos, mas enfim. Então, nesse amigo secreto a gente podia dar dicas do que queria. eu disse que queria um livro. A pessoa que me tirou, a Carol, era amiga minha já algum tempo e me deu o livro PHN, do Dunga da Canção Nova. Eu e a Carol fazíamos parte de um grupo da Igreja, então fez muito sentido ela me dar o livro na época. Eu estava na oitava série.
Esse livro me marcou por muitos motivos. 
Primeiro que foi o primeiro livro que alguém comprou pra mim e escreveu uma dedicatória. Eu amo livros com dedicatórias.
Segundo ele foi um livro que me marcou muito por seus ensinamentos e também porque eu podia marcar o que quisesse no livro, afinal, ele era meu. E sim, eu riscava o que queria no livro. Hoje não faço maias isso, mas eu fazia. Então esse livro tá cheio de frases grifadas.
Terceiro: Ele foi um livro que eu emprestei pra muitos amigos (da Igreja e da escola) e quase todos eles deixaram recadinhos pra mim no livro. então ele é todo cheio de mensagens que me enchem o coração. Tem um recadinho do meu namoradinho da época e é muito fofo ler aquilo hehe.

Quarto: Sempre vou me lembrar dele como um livro marcante. Ele ta judiado, eu tive que encapá-lo com contact, mas ainda acho ele incrível.
Enfim. Esse foi o meu relato sobre o meu primeiro livro. Se ficou confuso ou completamente sem sentido, eu peço desculpas. Eu acho que simplesmente precisava falar tudo isso. Agora me conta aqui qual a primeira lembrança que você tem que envolva livros? E qual foi o seu primeiro livro? Meus pais não anotaram nada do meu desenvolvimento (não era o costume), mas eu vou anotar tudo pro Miguel. Vou anotar quando ele aprender a ler e todos os livrinhos que ele ler. Mas isso é assunto pra outro post...



16 comentários:

  1. Adorei o seu post! Tão marcante essas lembranças né? Eu lembro que eu tinha uns livros de capa dura com histórias tipo Alladin e Branca de Neve, era uma coleção da Xuxa e vinham com as K7 dela narrando. Eu tinha 2 exemplares desses e tinham 2 histórias em cada. Depois eu lembro de ter lido um livro que minha mãe pegou emprestado na biblioteca, o nome era Bibo, o Urso Curioso. Eu era muito criança! Mais tarde e o livro que mais me marcou foi "A maldição do tesouro do faraó" da série Vagalume. Eu sou apaixonada pelo Egito e foi o primeiro livro que comprei com minha mesada (lembro que pedi pro meu pai adiantar a do mês porque o livro custava 20 reais e eu ganhava 10). Eu estava na quinta ou sexta série. E tenho o livro até hoje ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazy
      Meu filho tem uma coleção de livros com uma história por dia e eles tem K7 também. Os livros foram do meu marido e minha sogra guardou os livros e as fitas. Ele ainda não para quieto pra contar histórias, mas logo vou ler histórias pra ele.

      Excluir
  2. Oi Lary
    Desculpa por estar sumida por aqui.Vou tentar interagir mais um pouco aos poucos.

    Menina, eu amo a coleção "Vagalume " marcaram muito as minhas primeiras leituras.
    Eu não sei qual foi o grande motivo por despertar meu amor por livros :gibis ou contos de fada, mas acho que os dois foram importantes para minha formação como leitora.
    O primeiro livro que compraram para mim foi um da Coleção Vagalume , mas também era de segunda mão.Alias eu também ganhei essa coleção de livros da escola hehe.
    Me identifiquei bastante com esse post .
    Amei
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi
      Contos de fadas não fizeram parte da minha vida, pra falar a verdade, eu gosto de ler os contos originais, com aquelas pitadas de terror e tals. A coleção Vagalume marcou uma geração toda. Na biblioteca da cidade que eu morava tem a coleção toda. Preciso pegar pra ler quando for passar umas férias.
      Beijo linda e obrigada por voltar pra cá ;)

      Excluir
  3. nossa que maximo ter uma lembrança assim, eu lembro mt dos livros do pedro bandeira, da serie vagalume, nao devem ter sido meus primeiros livros, mas os primeiros que me lembro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria lembrar de tudo que já li, mas não lembro não. O que importa é termos essas lembranças importantes.

      Excluir
  4. Esse livro é bem marcante pra você, né? Com todos esses recadinhos fofos, acredito que para qualquer um seria, rs. É muito bom relembrar de momentos assim do passado.
    Meu primeiro contato com um livro já foi bem velha, mas eu também adorava ler quadrinhos na infância. Um livro que me marcou tanto pela história, quanto pelo sentimento bom que ele me trás (foi o primeiro livro que comprei com meu dinheirinho) é o Como eu era antes de você, da Jojo Moyes.
    Beijos

    https://sonhosaposdezoito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz
      Eu lembro também do primeiro livro que comprei. Foi o quarto livro da série Os Imortais. Eu tinha os outros três e precisava saber como terminava. Eu tinha acabado de começar a trabalhar. Eu tenho muita vontade de ver Como eu era antes de você.
      Beijos

      Excluir
  5. O primeiro livro realmente marca um leitor, pois a partir dele é que serão formadas suas escolhas e vontade ou não pra ler! Seja por acidente ou indicação, o ideal é que o primeiro livro seja especial e marque a vida da criança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora seu comentário pareça que você leu o título e comentou, vou ser legal e responder. Eu acho que mais marcante do que o primeiro livro é o primeiro livro que você realmente mergulha fundo.

      Excluir
  6. Lary!!
    Que legal esse post. Fiquei inspirada!
    Adorei conhecer esse livro e a história que tem por trás dele. Fiquei encantada!
    É tão bom quando temos coisas tão cheias de significados e que nos fazem lembrar de coisas importantes em nossas vidas.
    E os recadinhos? Acho que eu não teria tido coragem de deixar escrever nos meus livros quando mais jovem. E continuo não tendo hoje
    Vou tentar lembrar do primeiro livro que ganhei e talvez falar lá no blog

    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin
      Quando eu ganho um livro, eu amo que tenha uma dedicatória. Pra mim, torna o livro ainda mais especial. Eu não deixaria agora quem pega emprestado deixar recadinhos, mas na época eu achava incrível ter esse livro tão cheio de recados.
      Beijo

      Excluir
  7. o primeiro livro que me lembro de receber foi o livro "anita na cozinha" da minha mãe, quando tinha 8 anos, mas já tinha montes de outros livros na altura, só não me lembro de os receber xD tenho andado a comprar e ler pela primeira vez os do harry potter e amo!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de Harry Potter são muito especiais pra mim, espero que se tornem especiais pra você também.

      Excluir
  8. Quando era mais nova também fui à catequese e depois fiz a primeira comunhão. Hoje em dia não sou religiosa e sou mais adepta da ciência e, claro, da MAGIA! Os primeiros livros de maiores dimensões e sem imagens que li com gosto também foram os da série Harry Potter :D muito bom ^^,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que na nossa geração muitas crianças/adolescentes foram marcados por Harry Potter. São livros incríveis que espero que meu filho leia e ame tanto quanto eu.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo