19 fevereiro 2018

Principais diferenças entre Planner e Bullet Journal

|| ||
Não é novidade pra quem me acompanha que eu uso e amo o método de organização Bullet Journal. Mas não existe somente essa forma de se organizar, obviamente. Muitas pessoas optam por usar um planner anual. E vamos falar sobre as principais características de cada um deles, ai cabe a você decidir o que se encaixa melhor no que você precisa.


Planner

Planner são como grandes cadernos que geralmente vem com adesivos, páginas para anotar dados pessoais. Ele é dividido em meses e esses meses são divididos em semanas. Geralmente são bem coloridos e femininos. Veja aqui fotos sobre planners.

Coisas positivas sobre o planner

.Ele já vem pronto
.Pra quem não gosta de decorar, é bom porque ele já tem alguma corzinha
.É prático
.Tem adesivo e todo mundo ama adesivo
.Dá pra usar o ano todo

Negativos

.O espaço pra escrever é limitado
.Não é possível ter dois tipos de layout em um mesmo planner
.Por ser grande, é difícil carregar na bolsa
.Tem que comprar um novo todo ano
.Não tem backup

Buller Journal

O Bujo é um método barato de organização. Pra começar um, tudo que você precisa é de um caderno (prefira cadernos pontados ou quadriculados) e uma caneta. Claro que você pode usar muitas outras coisas, mas o que realmente é necessário é um caderno e uma boa caneta. Aqui você pode seguir minha página no Pinterest sobre bujo. Sempre atualizo com mais inspirações e as minhas próprias páginas.

Coisas positivas sobre o bujo

.Você que monta, então pode expressar toda sua criatividade
.Espaço ilimitado para escrever, rabiscar, desenhar e criar o que quiser
.Você pode acrescentar várias páginas que façam sentido para você (coleções)
.Você pode testar layouts até encontrar o que melhor se adapta
.Por ser um caderno que você monta, pode começar a usar o método hoje mesmo. Não precisa esperar o início do mês ou do ano
.É barato
Eu amo esse tom de verde. Se quiserem me dar canetas assim, tô aceitando.

Negativos

.Pra quem não gosta muito de escrever, pode ser complicado, já que é você que escreve tudo que está no caderno
.Geralmente um caderno não dá pro ano todo
.Não tem backup

Acho que deu pra perceber nessa lista que o meu método favorito é o bujo. Eu usei um planner por um tempo, mas não é pra mim. São lindos? São lindos e pra quem se adapta a eles, é maravilhoso, mas eu gosto de criar, gosto de colocar spreads novos todo mês, gosto de testar layouts diferentes... E o Bullet Journal me oferece isso por um valor okay.
Como eu disse no começo, o importante é cada um descobrir com o que se adapta melhor. Por muitos anos eu usava as agendas anuais da Capricho e era bem okay pra mim, mas ai as necessidades foram mudando e fui me adaptando, tinha inúmeros cadernos. Ai quando conheci o bujo descobri que poderia colocar todos esses cadernos em um só.
Me conta qual método você usa pra se organizar e o que você vê de positivo e negativo nele. Adoro quando a gente continua o papo aqui nos comentários. Um beijo enorme e até a próxima.



14 comentários:

  1. Oi Lary, tudo bem? Eu não conhecia o termo Bujo, mas gostei da proposta, mas acho que ainda fico com o planner!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Essa é uma das maravilhas de pode escolher o método. Cada um opta por aquilo que mais se enquadra.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu comecei meu bujo esse ano, ainda estou melhorando algumas coisas, ele não está muito bonitinho ainda, mas irei aprendendo. Adorei saber a diferença :) Gosto mais do segundo pela liberdade de escrita e por ser nós mesmo quem personaliza! Adorei o post!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Eu prefiro o bujo pelos mesmos motivos. Adoro personalizar, testar layouts e ir descobrindo o que funciona.
      Beijos

      Excluir
  3. Percebi que ultimamente se tornou uma moda usar esses cadernos para organização, mas eu sou meio "a moda antiga" e não consigo me dar nem com agenda, nem com nada desse tipo, acredita? AHAHUAHAUHA
    O jeito é continuar lotando a parede de post-it até acabar o espaço.

    Beijos~
    Elfo Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Eu nunca consegui me organizar com post its. Fico ainda mais perdida, mas cada um se dá melhor com um método. A minha irmã, por exemplo, fez um calendário que pendurou na parede e se organiza assim.
      Beijos

      Excluir
  4. Bujo é vida! Depois que a gente começa a usar não tem pra ninguém, hahaha. Além de ser super barato, a gente pode decorar do jeitinho que a gente quiser, acho isso o máximo. Gostei do post, Lary! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu falo Amanda. Pra mim, é o melhor método. Acho que nunca vou deixar de usar os bujo da vida.
      Beijos

      Excluir
  5. Oieee,
    Comecei a fazer o meu a intensão era a de fazer um planner mas acredito que vou mudar para o bujo ele parece se enquadrar nas minhas necessidades, deveria ter pesquisado antes de começar a fazer né? kkkkkkkkk mas, tudo bem. Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar de ideia no meio do caminho faz parte. Eu adoro o bujo por que ele se enquadra em tudo que busco. É tudo questão de testar.

      Excluir
  6. Eu já usei agenda comum, planner e bullet journal. Esse ano estou usando um planner bem simples (aquele da tilibra) especificamente para o trabalho e todo o resto vai no bullet journal. Tem funcionado bem pra mim, acho que finalmente encontrei minha forma ideal de organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Ju. O importante é encontrar o que funciona pra ti. Eu me confundo se usar mais de um caderno então vai tudo pro bujo.

      Excluir
  7. Este ano comecei com um planner, mas pretendo tentar um Bujo em 2019. Confesso que não tenho tempo, nem sei desenhar NADA, por isso planner é um bom método pra mim... mas quero muito me desafiar e tentar um bujo!



    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou zero desenhos. Eu uso muitos adesivos, muito printable free da internet e coisas assim. Me ajuda bastante.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo