15 dezembro 2017

[Vida de Leitor] Preguiça literária

|| ||
Que atire a primeira pedra o leitor que nunca ficou com aquela preguiça de pegar um livro pra ler e preferiu ficar jogando ou vendo séries/filmes. Acontece, gente. Todo mundo está sujeito a algo assim.
Esse ano eu comecei lendo muito. Tava num ritmo ótimo de leitora o que fui super incrível porque tinha alguns anos que eu não conseguia ler tanto. Estava super empolgada e lendo livros realmente bons. Até que lá pra outubro eu fui sugada por uma onda de preguicite e vicio em séries que me dominou.

Eu continuei lendo (mais ou menos), mas minha vida foi mesmo dominada pela internet. Que feio, eu sei. Mas como eu disse ante, acontece. 
Acho que eu vim aqui fazer esse post, bem descontraído, pra poder falar que as vezes eu tenho preguiça de ler. E acho que isso é okay. Não é porque eu amo ler e tenho um blog literário que eu tenho obrigação de querer ler o tempo todo. A vida acontece peoples. 
E tipo, eu já vi muita gente julgando pessoas que tem blog ou canal literário quando as mesmas ficam algum tempo com bloqueio de leitura, ressaca literária ou preguiça mesmo. Acho isso tão errado. Primeiro que você não tem que ficar julgando o coleguinha. Segundo que se você usar o seu tempo pra ler ou fazer outra coisa ao invés de julgar o outro, seu dia e sua vida serão bem melhores (Espero que não tenha soado tão grosso. A intenção não é ser grossa).
Acho que o que o meu ponto aqui é falar que é normal passarmos por fases onde vamos ler menos, ver menos tv, ouvir menos música, produzir menos. E isso é okay. É normal. É saudável. Tipo, eu tenho lido menos, mas tenho visto mais séries. Tenho passado mais tempo com meu filho. Consegui dar 100% em um jogo que eu jogava quando criança. E todas essas outras coisas também são partes de mim e me fazem feliz. 
Essas semanas que passaram eu consegui ler mais. E eu fiquei bem feliz de ter conseguido dedicar um tempo do meu dia pra ler. Eu até estou lendo alguns contos de Natal e estou adorando. Viu? A preguiça uma hora vai embora. Eu sou do time que defende que você deve ler quando quiser, o que quiser. Ler por obrigação torna tudo chato e massante. Que nem ler clássicos complicados quando se tem 13 anos. Não faz sentido.
Um beijo a todos os leitores que sofrem de preguiça literária e a todos os que nem sabe do que estou falando. Até a próxima.

21 comentários:

  1. Oi, Lary!
    Eu acho que a preguiça literária chega pra todos em certo momento. Pra mim, chega mais quando a história está meio maçante :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Comigo também é assim. Se a história não tá rolando fico toda estranha, mas as vezes simplesmente é preguiça mesmo.
      Beijo

      Excluir
  2. Realmente, tem vezes ainda mais no verão que só de olhar para os livros me da uma preguiça enorme. Com a faculdade então nem se fala, também li muito no inicio do ano, mas agora ta um desastre.

    livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de ler independente da estação. A minha preguiça varia de acordo com meu humor.

      Excluir
  3. Engraçado que comigo acontece o contrário. Eu tenho as vezes preguiça de assistir filme/série, mas de ler quase nunca acontece. Tem época que eu tô viciada em séries, assisto um episódio atrás do outro, mas tem época que paro de assistir tudo, bate uma preguiça. Com livro isso não acontece. Só deixo de ler mesmo quando o trabalho e as obrigações tomam todo o meu tempo. Mas de qualquer forma você tem toda razão quando diz que tudo o que fazemos em nossa vida, tem épocas que vamos fazer menos, e não tem problema nenhum isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que o problema maior mesmo é que sou preguiçosa. Eu tenho preguiça de muita coisa. Tem dia que também tô com preguiça de filme e série. Mas é mais raro. Quando não to a fim de fazer nada mesmo, assisto Friends, que eu amo de mais. Assisto sem parar.

      Excluir
  4. Oi, Lary!
    Essa gente que fica julgando é chata. Até parece que não é pessoa também e não sabe que algumas vezes o bloqueio é inevitável. Todo mundo sente preguiça um dia.
    Ótima reflexão!
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami
      E num é minina? Porque a preguiça do dia a dia não é julgada mas quando você é produtor de conteúdo todo mundo te julga? Acho injusto.
      Um beijo linda

      Excluir
  5. Oi Lary, realmente uma hora a preguiça vai embora e eu acho que a séries, ao menos no meu caso, tira bastante do meu tempo de leituras, principalmente quando a gente começa a engatar um episódio atrás do outro kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      É bem assim. Tem dia que penso: vou ver só um episódio e acabo vendo a temporada toda. Netflix acabou com nossa vida social.
      Beijos

      Excluir
  6. Verdade a preguiça de ler sempre bate eu costumo chamar de "ressaca literária". Estou gostando bastante do blog. seguindo :D
    https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim a ressaca e a preguiça são duas coisas diferentes. Tipo, a ressaca é algo que rola depois de ler um livro muito bom. A preguiça é quando você está lendo algo, é bom, mas você tem preguiça de pegar o livro pra ler.

      Excluir
  7. acho msm muito normal essa fase de mais preguiça nas leituras, ja tive fazes tao corridas na vida que nao conseguia ler nada, que bom que passa hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia
      Foi a muitos anos atrás, mas eu já fiquei anos sem conseguir ler direito. Um saco, mas sempre passa. E a leitura tem que ser algo prazeroso então não adianta forçar.

      Excluir
  8. Oi
    Que interessante esse post. Sabe que isso também acontece comigo e realmente é normal.porque senão vai virar obrigação e deixa de ser bom.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Quel
      Leitura tem que ser algo prazeroso. Se passa a ser obrigação, fica chato.
      Beijos

      Excluir
  9. Totalmente verdade, acontece sempre isso, eu começo a ler mas não da, a preguiça toma conta e eu não consigo prestar atenção no que está sendo lido, acontece realmente com qualquer um, as vezes simplesmente a mente quer se ligar em outra coisa, ai outro dia a gente volta a conseguir ler, super normal isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Pra mim, quanto mais tento ler forçado, por fica a preguiça. Ai aceito a preguiça e boa.

      Excluir
  10. Oi Lary! Faz tempo que não passo por aqui... hahaha

    Me identifiquei completamente com esse seu post!! Eu também tenho preguiça de ler às vezes, e no ano passado (ainda é estranho dizer que 2017 é ano passado hahaha) isso piorou porque foi meu ano de TCC, e eu já tinha que ler muito para fazer minha monografia, e a leitura se tornou massante.

    Eu às vezes me sinto culpada quando começo a ler um livro e, por conta dessa preguiça, acabo demorando 2 ou 3 meses para terminar, quando poderia terminar em no mínimo 2 semanas. Mas acredito que a fase do TCC não só me deu preguiça, mas também me tomou muito tempo até de outros lazeres, o que me deixou completamente estressada. Mas ao ler sua postagem, me senti menos culpada, e entendi que minha mente também precisa de um respiro de vez em quando... :)


    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa
      Fazer algo tão importante como uma monografia deve ser prioridade. Eu adoro ler e isso sempre fez parte de quem sou, mas a verdade é que a leitura é um Hobbie, um passa tempo. Quando se torna obrigação, fica massante.
      Beijo

      Excluir
  11. Adorei o post que legal o assunto abordado, interessantíssimo! ahttp://magiadabeleza.com/

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo