06 outubro 2017

Desafio 30 dias de minimalismo - Parte I

|| ||
No finzinho de Agosto, falei sobre o documentário Minimalism e que eu tentaria cumprir o desafio dos 30 dais de minimalismo. Bom, o desafio era pra ser cumprido em setembro, então hoje estou aqui para apresentar o resultado dos primeiros 15 tópicos do desafio e conversar sobre eles.



1- Fique offline por um dia

Já começamos com um item que não consegui cumprir. Eu consigo ficar offline por várias horas, mas não por um dia inteiro. Minha melhora, pequena, mas já uma conquista, é que não acordo e ja vou direto pro celular. Aprendi a celebrar as pequenas vitórias.


2- Medite por 15 minutos

Essa foi mais fácil do que eu imaginei. Aproveitei um dia que o Miguel foi dormir mais cedo, sentei bem confortável e tudo o que fiz por alguns minutos foi respirar, mais nada. Algo que me ajudou um pouco a me concentrar foi rezar o terço.


3- Destralhe sua vida digital
Esse ainda está em andamento, mas já fiz bastante. Eu tenho um problema de deixar sem ler vários e-mails. Estou lendo os que estão nessa situação, respondendo e excluindo. 


4- Passe o dia inteiro sem reclamar
Outra coisa que percebi fazendo esse desafio é que a gente reclama só pra ter o que fazer. Eu consegui ficar mais de um dia sem reclamar de nada, mas Cristo! Como é uma luta. Parece que a gente reclama por esporte.


5- Identifique de 3 a 6 prioridades na sua vida
Esse eu fiz bonitinho, até escrevi no meu bujo. Minhas prioridades são simples. São coisas que já estão em andamento. Claro que no topo dessas prioridades está o Miguel, né gente. Meu bebê merece tudo no mundo e tudo o mais que faço é pensando nele.


6- Siga um ritual matinal
Eu nunca fui de ter ritual matinal nem noturno, mas eu tentei e foi bem bacana. Acordei, dei bom dia pro bebê com um abraço gostoso, preparei a mamadeira dele, um cappuccino pra mim, um pãozinho pra gente. Me sentei e peguei meu bujo pra anotar as tarefas do dia enquanto tomava meu café. Depois escovei os dentes, lavei o rosto e tonifiquei, passei creme, arrumei a juba, coloquei meus brincos. Foi bem gostoso. Parece que te coloca nos trilhos, sabe? Você entende que o dia está começando.


7- Organize sua lista de leitura
Isso já é organizado, e muito bem organizado. Tenho um caderninho onde anoto todos os títulos que tenho, se já li, se já resenhei no blog. Ai no bujo tem uma lista dos livros de parceiro que ainda não li, tudo bem organizadinho.


8- Aprenda a apreciar a solidão
Outra coisa que não tive problema. Eu adoro ficar sozinha. Me dou muito bem comigo mesma e teve um dia que o Yan saiu com o Miguel e ficou algumas horas fora. Limpei a casa, catei os brinquedos no quintal, ouvi música, li um pouco, respondi comentários... Eu não tenho problema em ficar sozinha.


9- Diminua sua coleção de produtos de beleza
Eu já não tenho muitas coisas de maquiagem e cuidados, mas me desfiz de alguns produtos que tinha a algum tempo e não usava mais. Comprei algumas coisas de make esse mês também, mas são produtos que uso até acabar, sabe? Se tem uma coisa que não fico sem é creme pro corpo. Adoro. Uso após o banho e antes de dormir.


10- Nada de emails ou redes sociais até a hora do almoço
Mais um que foi um super desafio, mas que eu consegui. Me manter ocupada até a hora do almoço sem celular foi difícil, mas quando consegui, fiquei bem satisfeita comigo. Fazer isso me ajudou a ver que eu procrastino horrores no celular.


11- Avalie seus compromissos
Eu não tenho muitos compromissos para avaliar. Sou mãe em tempo integral. Mas comecei a avaliar melhor o blog e o que poderia fazer pra ganhar uma grana em casa. O blog não está mais me acompanhando tanto, sabe? Sinto falta de falar um pouco sobre auto estima, mas já vou mudar isso.


12- Defina suas metas para este ano
Bom, eu fiz minhas metas no inicio do ano, mas eu fui rever elas. Acho que algumas metas vão deixando de fazer sentido com o passar do tempo. Não foi meu caso, todas as minhas metas permaneceram, mas eu gosto de rever minhas metas de médio e longo prazo com certa frequência.


13- Limpe seu guarda-roupa
Eu faço isso sempre que muda estação. Gosto de tirar algumas peças que não uso ou que não servem e dar pra alguém que vá usar. Assim a gente não junta coisa que não faz sentido ter.


14- Comece a aprender algo novo
Eu estou aprendendo a cuidar do meu cabelo. Eu nunca o entendi direito, mas sinto que agora tenho ao menos uma direção a seguir. Aprendi que meu cabelo é do tipo 2B, quase cacheado, e que ele exige alguns cuidados e estou dando o que ele precisa pra se comportar.


15- Examine seus hábitos diários
Outra coisa fácil pra mim. No meu bujo tenho um rastreador de hábitos. Eu busco sempre ler, ao menos um capítulo, ver uns episódios de séries que me fazem bem e, quando dá, ver um filme. Os serviços da casa também são organizados. Pra tudo funcionar bem.

O que achei dessa primeira parte?

Eu fui bem, não acham? Tem apenas um item que eu não consegui cumprir e outro que ficou encaminhado. Acho que esse conceito de minimalismo, de prestar mais atenção ao que fazemos no dia a dia é muito bacana e muitas dessas coisas vou continuar fazendo daqui em diante.
Você já conhecia o desafio? Já participou? Qual item considera o mais difícil? E o mais fácil? Fique a vontade para participar você também. Vai por mim, é mais fácil do que parece. Um beijo grande e até a próxima.

14 comentários:

  1. Gostei muito do post, enquanto eu lia suas respostas eu respondia na minha cabeça as minhas kkkk, estou aprendendo a cuidar dos meus cabelos também, e amo está sozinha e fica sem reclamar ate parece impossível rs
    https://blogmeuespelhoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que seja algo que vou continuar fazendo no meu dia a dia, sabe? Foi uma experiência muito legal e eu gostei muito de participar.

      Excluir
  2. Nossa Lary, sensacional esse desfio. Eu acho que vc está certíssima em celebrar pequenas vitórias! Acho muito difícil ficar um dia offline, mas fica algumas horas é algo que eu sempre tento, todos os dias hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Acho que esse desafio serviu pra me mostrar que a gente não precisa ser radical em nada, sabe? Pra mim, a maior lição do minimalismo é que excesso nunca é bom.
      Beijo

      Excluir
  3. Você foi super bem, eu já tentei fazer esse desafio várias vezes, mas infelizmente nunca consigo.
    Bjs
    www.diferentesou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é só a primeira parte, querida. Foi na segunda que eu caguei tudo kkkkk
      Beijo

      Excluir
  4. Oi, Lary!
    Eu acho muito legal esse desafio, mas infelizmente eu não conseguiria cumprir. Só nessa primeira parte, risquei coisas que não iria conseguir fazer.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Acho que esse desafio serve mais pra gente evitar excessos que qualquer outra coisa. Eu gostei muito de tentar e muitas coisas presentes nele eu vou fazer no dia a dia.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu acho esse desafio muito interessante e tenho uma super vontade de fazer. Adoro essa coisa de pequenos desafios, o que é da vida sem algo para nos desafiar a mudar?
    Você foi muito bem sim :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo. Acho que a gente tem que se desafiar. Quando a gente não muda, a vida nos força a mudar. Somos seres ativos, de mudança.
      Beijo

      Excluir
  6. Minimalismo é um assunto que de uns tempos pra cá tem despertado meu interesse, mas a maioria das coisas que eu já li sobre me parece meio "extrema" sabe? Mas esses tópicos que você listou me parecem tão ao meu alcance! Tem algumas coisas que já fazem parte da minha rotina a um bom tempo, como meditar, tentar ficar sem reclamar, ter metas e prioridades definidas. Outras coisas aí foram um puxão de orelha de leve, porque eu já quero fazer mas acabo deixando pra depois, como destralhar a vida digital e organizar a lista de leitura. Me animei com esse desafio, acho que vou tentar! E já tô indo lá ver a segunda parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      Então, eu adorei a ideia desse desafio porque ele nos propõe pequenas coisas. Já viu o documentário Minimalism? Ele dá um tapa na cara de que macha que para ser minimalista você só pode ter 6 peças de roupa. Muito bom.

      Excluir
    2. Não vi ainda, mas anotei pra ver quando li sobre ele no seu post. Vou só esperar o próximo feriado, que sei que vou ter tempo livre pra poder assistir,

      Excluir
    3. Espero que goste do documentário. Eu adorei.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo