20 junho 2017

Adaptação do meu livro favorito. Vamos falar sobre Antes que eu vá

|| ||
Quantos amigos você tem que por algum motivo se acham melhor do que os outros? Acha que ele merece tudo o que o mundo tem de melhor somente por ser quem é? Essas são as amigas de Sam e a própria.
Eu já fiz uma resenha extremamente apaixonada pelo livro (e estou devendo o vídeo) então podem imaginar minha ansiedade para ver o filme, né? E quando eu assisti... Bom. Foi mais ou menos assim.
Eu fiquei emocionada. Chorei horrores. Mas eu sou meio manteiga derretida e choro por tudo mesmo, mas também porque foi muito especial ver um livro que amo ganhando personagens reais. 
Achei que a adaptação ficou bem boa, embora eu tenha algumas ressalvas. 
Quanto a caracterização das personagens... Samantha é loira e tem grandes olhos verdes. No filme não é assim. E sim. Isso importava pra mim. O Kent... Eu amo o Kent. O ator que o interpreta fez seu papel muito bem, mas não é o Kent que eu imaginava. A escola também não é muito como eu imaginava. São coisas pequenas, mas que mudaram a experiência do filme pra mim.
Quanto a história no filme. No livro é bem mais intensa. No livro eu já acho que a autora não abordou muito o lance do bullying e no filme sinto que abordaram menos ainda. Sim. O início é repetitivo e isso pode cansar um pouco, mas no livro é assim, então eu já sabia o que esperar.
Cortaram algumas partes que eu acho que seriam interessante serem discutidas como a nazista da nicotina que tem um caso com o professo de ginastica, o lugar atrás da quadra onde os alunos iam pra fumar, o professor que beija Sam, as Pugs, a visita de Sam a casa de Julliet... São cenas que eu senti falta enquanto assistia e acredito que quem leu o livro também gostariam de ter visto. 
Agora vamos falar das qualidades da adaptação.
Embora eu tenha reclamado das cenas faltantes e das personagens que não condiziam com minha imaginação, foi uma adaptação bastante fiel, de modo geral. Podemos sentir o desespero da Sam, ficamos apreensivos porque não tem explicação para o que está acontecendo (eu tenho uma teoria, mas isso fica pra outro dia) e torcemos para a mudança positiva de Sam, embora eu tenha ficado meio com raiva porque as amigas dela permanecem estáticas. A interpretação dos atores está muito boa. Eles convencem em seus papeis e faz quem está assistindo se sentir parte da história. 
Acredito que a história da Sam deve servir de exemplo para as pessoas que acham que nada do que fazem tem punição e efeito sobre as outras pessoas. 
Quando Julliet conta sua história de amizade com Lindsen, fiquei chorosa. É triste você ouvir algo de alguém que esperou por tanto tempo uma amizade que não iria voltar. Uma pessoa que guardou o segredo de outra, mesmo após anos de tormento. 
E Kent... Que amou em silêncio por tantos anos, que sempre teve esperanças de ter sua querida amiga de volta em sua vida. Kent que não da a mínima pra ser estranho e desajeitado, que tem as melhores frases e um jeito único de fazer as pessoas se sentirem a vontade. Kent que ganhou meu coração, principalmente no livro, com seu chapéu coco e seu sorriso lindo.

Assistam o trailer e se emocionem. 
O livro já tinha um espaço garantido em meu coração e agora o filme tem também. Embora eu tenha reclamado um pouco de coisas que senti falta, achei a adaptação muito bonita e já quero ver de novo.
Agora me conta: Você leu o livro? Viu o filme? Amou? Odiou? Pode falar se odiou, não vou ficar brava... Chocada, mas não brava. Me deem sugestões de livros e  filmes que tenham uma pegada mais ou menos assim. Adoro. Tanto com pessoas que morrem e ficam revivendo aquele dia quanto com temáticas relacionadas a bullying e suicídio. Acho interessante.
Por hoje é isso. Um beijo grande e até a próxima.

8 comentários:

  1. Oi, Lary.
    Puxa estou bem sumida, mas sei que você entende que essa vida com filhos é coisa de outro mundo né rs.
    Eu ainda não li o livro, mas preciso, não quero assistir o filme antes.
    É tão chato quando os personagens no filme não parecem com o que a gente esperava né. Mas que bom que ainda assim o saldo foi positivo.
    Beijão
    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      E como entendo, mulher. Estou te respondendo com meu pequeno no colo. Acordou assustado da soneca.
      Leia o livro, mas leia sabendo que o ritmo dele é mais lento e até repetitivo.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary, sua linda, tudo bem?
    Peço desculpas pela demora, mas estive doente por esses dias e só fiquei boa hoje para poder retribuir os comentários. Eu ainda não li o livro, mas vi o filme e concordo com você, achei que para o pouco tempo que tiveram, todos os personagens covenceram em seus papéis. Eu também gostei muito. Sabe, por mais que todo mundo j[a saiba, achei que o filme mais uma vez ffez o alerta de que não temos muito tempo, rpecisamos acordar o mais rápido possível para valorizar o que importa e as pessoas que realmente nos amam. Ainda dá tempo de mudar. Adorei sua crítica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, querida. Estou bem, obrigada.
      Querida, não tenha pressa. Se recupere. Quando estou doente, esqueço que tenho blog.
      Acho muito importante alarem mais sobre suicídio e outros temas polêmicos. As pessoas tem medo de falar a respeito.
      Beijos

      Excluir
  3. Não consegui ler o livro e nem assistir o filme ainda, mas estou bastante curiosa! E sobre as adaptações nem sempre vão estar do jeito que imaginávamos, principalmente se gostamos bastante, pois a leitura é isso mesmo, traçar cada detalhe do nosso jeitinho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca vamos encontrar uma adaptação 100%. Cada um vê um personagem, um acontecimento de um jeito diferente.

      Excluir
  4. Ainda não li o livro mas já estou curiosa para assistir o filme. É um tema bem interessante e imagino que deve ser bacana um filme sobre isso :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro antes. Acho que a experiência de ler depois de ver o filme perde um pouco a graça.
      Beijo

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Todos os comentários serão retribuídos quando eu voltar de viagem;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos na bochecha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo