28 junho 2017

Resenha #104 - Lavínia e a árvore dos tempos

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com o autor. Todas as opiniões aqui presentes são minhas, sem alterações, na tentativa de lhes transmitir o que senti ao longo da leitura.
Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.
Pensei comigo ao iniciar essa leitura: O que um livro infantil pode me dizer que eu ainda não vi ou não li? Resposta: Esse livro pode me mostrar que crianças podem ser cruéis, que existe arrependimento até para as pessoas que fizeram as piores maldades e, principalmente, que eu tenho uma fada e não tenho medo de usá-la. 
Pra começar, conhecemos Laus, uma fada que fez muita coisa errada e, como castigo, ele teria que proteger a espécie que mais odeia: os humanos. Então é dado a ele como protegida, Lavínia, uma garota de 9, quase 10 anos. A pequena Lavínia sofre muito em sua escola. Seus colegas de turma a atormentam diariamente, ela precisa almoçar escondida e tem um esquema de por qual rua ir embora em cada dia da semana pra não correr o risco de ser perseguida. Pois é. Crianças podem ser más. Mas nem tudo são trevas. Lavínia tem um melhor amigo, Léo, seu vizinho. 
A vida dela muda bastante após ganhar a fada, que se apresenta como um nordestino de nome Lorivaldo, com uma peixeira no lugar da varinha. 
"_Por que cargas d'águas você não acredita que sou uma fada? Porque não sou uma menininha com asinhas nas costas e nem sou do tamanho de um palmo? Ou porque não tenho luz própria saindo do meu corpo? Se você nunca viu algo assim, como pode dizer que não sou parecido com uma fada?" Pág. 62
A escrita do Lucinei é tão envolvente que você fica imerso naquele mundo e tudo o que não faz parte daquilo seu cérebro acha não ser real. Você vive em um mundo onde os seres de nosso folclore existem e não são de brincadeira. Onde fadas, goblins e faunos vivem nos jardins de nossas casas. E isso é incrível. A naturalidade como as coisas acontecem é incrível. 
"Rasgulti, uma serpente com uma grande cabeça! Ela vive no fundo do rio e geralmente  só ataca quem fere os animais da mata. Alimenta-se de coragem! Homens fortes e corajosos são um prato cheio para ela!" Pág. 154
Claro que não daria um livro se ficasse somente nisso, né? Por isso descobrimos que Lavínia não é uma garota comum. Assim como sua fada não é uma fada comum. 
A leitura é maravilhosa. Te prende e te faz voltar a ter 9, quase 10 anos. Eu tentei muito lembrar ao longo da leitura como era minha relação na escola com minha turma e a conclusão é só uma: crianças podem mesmo ser más. Eu tinha amigos , mas sempre tinha alguém pra me zuar, principalmente por eu usar óculos e viver na biblioteca. Acho que o fato de sempre ter sido baixinha também conta. 
Acho que a leitura é super válida para todas as idades. Se você tem filhos mais ou menos na faixa etária de Lavínia, leia com eles. Acredito que vão amar. Tem muita aventura, perigos, seres fantásticos... Vale muito a pena.

Ficha Técnica...

Título: Lavínia e a Árvore dos tempos
Autor: Lucinei Campos
Editora: Independente (bora publicar a Lavínia, editoras)
236 páginas
Ano 2014
Nota: 3.5
Nota no Skoob: 4.4

Lavínia e a árvore dos tempos
Quote escolhida pro projeto Poteando Quotes




Brindes enviados pelo autor


Detalhes edição Lavínia e a árvore dos tempos

Lavínia e a árvore dos tempos

Detalhes da edição

Conheça Lavínia


Concluindo: Um livro infanto-juvenil muito bacana, com uma história diferente de todas que já li sobre fadas. apresenta também seres da nossa mitologia de forma bem diferente do que eu já tinha visto. Vou emprestar pra minha prima e acho que ela vai adorar.


Compre o livro

8 comentários:

  1. Ain, eu quero ler esse livro! Fiquei encantada com cada palavra que li da postagem.. Eu amo livros assim infanto-juvenil.

    Daniele

    Dezesseis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente uma graça. Emprestei pra minha prima de 12 anos e ela leu em dois dias.

      Excluir
  2. Fico tão feliz em saber que minhas palavras e personagens tocam os leitores! Obrigado pelo carinho e pelas belas fotos! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e sua resenha
    O Lucinei é um querido, além de muito talentoso
    Bjs

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo