31 maio 2017

Resenha #100 - Alice no Espelho

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões aqui presentes são minhas, sem alterações, na tentativa de lhes transmitir o que senti ao longo da leitura.
Alice é uma adolescente que responde de maneira destrutiva aos problemas que é obrigada a enfrentar, como a ausência do pai, o qual ela não vê desde pequena. Gradativamente, Alice entra em um processo de anorexia e bulimia que nem a mãe, obcecada por ginástica e regime, nem a avó se dão conta. Essa percepção só ocorre no momento agudo da doença. Mesclando a história de Lewis Carroll, a autora relata de maneira muito sensível e numa linguagem atual e direta um drama cada vez mais presente em nosso cotidiano. 

Assim que recebi o livro, em uma edição pequenina e com ilustrações, logo pensei que se tratava de uma releitura do clássico (que nunca li) Alice no país das Maravilhas. Que engano o meu. 
O livro trata de temas bem complicados, como os transtornos alimentares e a busca de todos por se encaixarem em um padrão, muitas vezes irreal. 
Nossa protagonista, Alice, mesmo sendo magra, se vê gorda. Passa hora, às vezes dias, sem comer e fica horas na academia. Quando a fome se torna incontrolável e ela precisa comer, come um monte e depois... Bom, ela tem bulimia
Um dia Alice entra no seu espelho e se descobre em um mundo paralelo, onde conhece Ecila, uma garota gordinha e muito feliz. Ela vive em um mundo onde ao alcançar a idade de 16 anos, a pessoa passa por uma cirurgia bastante completa e invasiva para ter outra aparência. Nesse mundo existem poucas aparências pra escolher, mas no nosso também não é assim? 
O livro trás reflexões bem importantes sobre tentarmos ser quem não somos e a busca eterna por um corpo que não é o nosso, a vontade de se encaixar em um molde que você nem mesmo quer. 
A leitura é bem rápida e intensa. Sempre tem alguma coisa acontecendo e você se envolve na história. Todos deveriam ler, principalmente os jovens. 
Acredito que devemos sempre buscar ser saudáveis, pessoas empáticas e agradáveis. Nosso corpo não é quem nós somos.
Em épocas de discutir bullying, suicídio e tals, sinto que pouco  ainda se discute sobre distúrbios alimentares e distúrbios de imagem. É importante, sim, abordar o tem e a Laura conseguiu fazer isso muito bem com esse livro,  e forma bem humorada, ao mesmo tempo pesada e dolorosa. Um livro que deveria esta na lista de material escolar.

Ficha Técnica...

Título: Alice no espelho
Autora: Laura Bergallo
Editora Edições SM
160 páginas
Ano 2006
Nota: 4
Nota no Skoob: 3.6

Quote escolhida para o projeto Poteando quotes








Concluindo: É um livro curtinho, que é rápido de ler pelo ritmo, mas é pesado de ler pelo tema. Trata de um assunto que precisa ser mais discutido e eu espero, de verdade, que isso aconteça. Eu marquei somente um quote do liro todo, não me pergunte porque.

Compre o livro

10 comentários:

  1. Que dica legal, e é um tema que tem que ser discutido principalmente com os filhos, hoje em dia a ideia de beleza está nas redes sociais(uma beleza que muitas vezes não é real e trás transtornos).

    *Ah o filme simplesmente acontece é bem como vc descreveu e tem o livro também que só fui descobrir depois que vi o filme.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho super importante que haja essas discussões, por isso sempre levanto o tema, mesmo que seja apenas com uma resenha.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante do tema apresentado! Transtorno alimentar é algo muito série e as vezes pouco debatido! E adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Eu acho que as pessoas estão começando a debater temas complicados e isso é ótimo, mas ainda precisamos de muito mais.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu amo a história da Alice e qualquer releitura pra mim é mais que válida! Gostei de abordar esse tema, já leu "Garotas de vidro"? Fala disso também!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive a chance de ler, mas quero bastante. Gosto muito de livros que tratam desses temas mais pesados.

      Excluir
  4. Eu realmente AMEI esse livro?!! Quero muitooooo comprar!!! Eu acho que trata assuntos que são importantes pra ser falado diariamente em sociedade e as pessoas as vezes não levam isso a sério. Resenha incrível, parabéns.

    Beijão,
    Nerd Contemporânea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa. Eu deixei dois links no final da resenha de onde você pode encontrar o livro. Espero que compre e faça uma boa leitura..
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro. Gostei bastante da premissa e concordo que hoje esse tema é pouco abordado nos livros. Acho que renderia ótimas histórias, pois assim como bullying, também é um assunto que deve ser discutido.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Le. Tem temas que estão sendo discutidos abertamente, e isso é ótimo, mas temos muitos outros problemas que precisam de solução também.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo