16 maio 2017

Resenha #97 - A seleção

|| ||
Resenha A Seleção

Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...

Eu tinha um certo preconceito com esse livro. Esperava apenas mais uma história sobre princesas onde só haveria romances melosos e coisas do tipo. Que bom que estava enganada.
Em A seleção, conhecemos América, uma garota doce e linda, que vive em um país relativamente novo e graças ao modo de organização, ela é pobre, Casta 5. Nesse país, seus habitantes são divididos em 8 castas, cada qual com seu poder econômico e com suas responsabilidades.
Conhecemos também Aspen, casta 6, namorado secreto de América. Aspen é um doce, fofo, mas muito orgulhoso. E esse orgulho acaba por prejudica-lo. 
"Fiquei acordada mais um pouco, pensando em Aspen e no quanto eu o amava e me sentia amada por ele. Era uma sensação especial, insubstituível, não tinha preço." Pág 32
E tem também o príncipe Maxon, Casta1. Educado, gentil, parte da elite e que graças ao modos operanti está sendo disputado na seleção. 
"_Você chamou todas de 'minha querida'?
_Sim, e todas parecem ter gostado.
_É exatamente po isso que não gostei." Pág 146
A seleção ocorre quando o príncipe atinge a maior idade. Uma garota de cada estado é escolhida para viver no palácio por um tempo, mais especificamente até o príncipe escolher apenas uma entre as trinta e cinco garotas. Ele passa seu tempo com elas, descobrem coisas em comum e isso se estende até que o príncipe esteja certo de qual selecionada será a futura princesa de Illea. 
América foi uma das selecionadas. Ela não queria entrar na disputa. Acontece que conforme o tempo passa, ela descobre que Maxon não é nada do que ela acreditava. Mas tem Aspen, seu namorado, a quem ainda pertence seu coração.
A seleção não fala somente sobre romance. Tem história, política e muita treta hehe. Imagine colocar 35 pessoas completamente diferentes em um mesmo local sem a opção de sair de vez em quando. Pois é. 
"Pelo que ouvimos, ela foi mandada embora por ter feito comentários desrespeitosos sobre a senhorita. O príncipe não concordou e a dispensou no ato." Pág. 257
América não é minha personagem favorita. Ela me irrita um pouco com seu jeito rabugento, mas a personalidade dela não atrapalhou a minha leitura em nada. Aspen me irritou ainda mais que sua namorada. Ele é bem chatinho, bem irritante, bastante chato e pegajoso. Acho que foi um dos personagens que menos gostei. Maxon foi me ganhando aos poucos, mas não ganhou 100%. Ele sabe ser complicado também. Resumindo, as personagens não foram minhas favoritas, mas me fizeram gostar da história como um todo. complicado, eu sei mas só sei que foi assim.
A narrativa da autora é leve, o que torna a distopia, geralmente pesada, mais divertida. 
Viver naquele mundo de vestidos e banquetes me fez suspirar. Eu sou uma romântica incurável. Adoro os contos de fadas cheio de romances e vestes incríveis. 
Um ponto bacana a colocar aqui é que algo que me irritou um pouco foi que a autora criou um cenário político caótico, que poderia ser bem mais abordado. Isso é um ponto que me incomoda um pouco em distopias, mas isso é papo para  outro post.
A seleção é um ótimo primeiro livro. A escrita da autora flui super rápido e é difícil parar de ler. Eu, pelo menos, sempre ficava querendo saber o que iria a seguir. Li super rápido e é um ótimo livro pra ler tanto pra passar o tempo quanto para refletir sobre formas de governo.
A edição do livro está bem bonita, bem detalhada. O livro é narrado em primeira pessoa pela América.. É um ti ode narração que me agrada. Tem uma das capas mais lindas que eu já vi, com verniz localizado no título da obra. Eu só queria um marca página combinando, mas tá okay.

Outra quote
"Eis o homem que ia liderar nosso país: alguém que era vencido por lágrimas. Era engraçado demais." Pag. 171

Ficha Técnica...

Título: A seleção
Título original: The Selection
Autora:  Kiera Cass
368 páginas
Ano 2012
Nota: 5
Nota no Skoob: 4.5

Quote escolhida para o projeto Poteando Quotes



Detalhes da edição

Kiera Cass



Concluindo: A Seleção não é só mais um "livro bobo de menininha". Tem tramas políticas, guerras e muita treta. Quem ler vai encontrar uma história envolvente e surpreendente. Lembrando que esse é apenas o começo da trama.


Compre o livro

10 comentários:

  1. Hey!

    Ah, que bom que gostou! Eu sou apaixonada pela trilogia! :D

    beijo,

    https://blogminhaorbita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante. Vejo os defeitos da série, mas tem muitas qualidades.
      Beijo

      Excluir
  2. Oi, eu amo todos os livros da trilogia pois conseguiu me envolver bastante! Os outros por mais que algumas pessoas não gostem, eu amei muito.

    ameninadeteuolhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da trilogia como um todo, mas vejo que muita coisa poderia ser melhorada.

      Excluir
  3. Essas coleção é bem bacana <3

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lary!
    Eu lembro quando li A Seleção, amei a história e odiei a América haahhahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A América é irritante. Teve momentos que a amei. Em outros, queria que ela morresse.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu gostei deste livro, mas não entra na minha lista de preferidos. mas quem resenhou ele no blog é apaixonado pela série. Eu particularmente acho as capas lindas.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu gostei e releria pra ver o filme, mas vejo muitos defeitos na série.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Todos os comentários são respondidos e retribuídos as quartas e ao domingos.
♥ Para deixar seu link, use esse exemplo Nome do seu blog
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos na bochecha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo