25 novembro 2016

Por que ler nacionais?

|| ||
Cara de susto do meu bebê com o flash hehe. Quem quer que o Diário de mãe volte?
Mesmo com nossa literatura ganhando espaço e sendo cada vez mais reconhecida, muitos leitores ainda tem um certo preconceito contra nossos autores. Em minha opinião, grande parte dessa aversão se deve a sermos obrigados a ler na escola clássicos com linguagem difícil e que não são próprias para pessoas daquela idade. Isso além de afastar muitos da literatura nacional, faz com que outros desistam dos livros como um todo.
Mas hoje não quero falar sobre o que nos afasta de nossa literatura. Quero dar motivos pra você acolher os autores brasucas na sua estante. 

1- Não existem somente livros de YouTubers
Já li em vários grupos de leitores alguém falando que não lia livros nacionais porque os contemporâneos eram todos livros de youtubers. Mas isso não é verdade. É claro que subiu assombrosamente o número de youtubers que resolveram escrever um livro, mas mesmo nesse tipo de literatura eu consigo ver vantagem. Alguns adolescentes acabam começando a ler por causa desses livros e pode ser que peguem o gosto e diversifiquem suas leituras com o passar do tempo.

2- Os autores nacionais escrevem os mais variados gêneros 
Nem só de clássicos vive a literatura brasileira. Temos ótimos livros contemporâneos com distopia, fantasia, mistério, terror, hot, suspense, romance, ficção científica... Enfim. Todos os gêneros e pra todas as faixas etárias.

3- Ao ler um nacional você não perde nenhuma referência 
Sabemos que ao ler um livro traduzido muito se perde durante a tradução. Com os nacionais isso não acontece, pois já estão em sua língua materna. Todas as referências estão lá, as frases e diálogos estão exatamente como o autor os escreveu e não corremos o risco de ganhar um título totalmente nada a ver.

4-Valorizando os autores nacionais, você incentiva mais pessoas a escrever
Tenho certeza que alguém na sua escola queria ser escritor, mas acaba deixando de lado por ver que poucas pessoas leem e menos ainda leem livros nacionais. Valorizem e incentivem.

Bom, esses foram meus motivos. Caso queiram uma lista com indicações de nacionais basta deixar seu pedido aqui em baixo que trago uma lista recheada de coisas boas. Pra ver várias indicações legais você também pode seguir o blog e acompanhar o Instagram do Vidas em Preto e Branco. Sempre estou indicando livros incríveis por lá. Beijos e até a próxima.


12 comentários:

  1. Olá.
    Gostei demais desse post. Gosto muito de livros e músicas nacionais e gosto muto.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu ainda tenho um problema com a música nacional, mas os livros sempre fizeram parte do meu repertório.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu tenho vários livros nacionais na minha lista, só que os meios que tenho pra comprar são meios difíceis, pois compro livro pelo catalogo e a maioria dos livros que vem e que são nacionais são livros de YouTubers, mas vou esses dias para capital e vou aproveitar para comprar.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy compre diretamente com os autores. Eu já dei várias indicações de autores incríveis aqui e a maioria vende seus livros por conta.

      Excluir
  3. Oi, Lary! Eu sou uma dessas pessoas que quer ser escritora, então tenho me esforçado para aumentar minhas leituras de nacionais. Fico tão feliz quando vejo resenhas de livros brasileiros nos blogs, enche meu coração de orgulho *o* Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Geralmente, a maior parte da minha lista de leituras é de nacionais. Acredito muito em nossos autores e incentivo de todas as formas que posso.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Eu adoro livros nacionais. Amo Machado de Assis e sempre leio os atuais autores, com exceção dos youtubers haha
    Li um recentemente "Faça amor, não faça jogo" do Ique Carvalho, é lindo demais.
    Beijos.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico tão feliz quando ouço alguém dizer que ama nossa literatura. Temos autores incríveis e devemos valorizá-los.
      Beijos

      Excluir
  5. Hey Lary,

    Adoro a literatura nacional. O cenário de livros é definitivamente bem diversificado. Recentemente li um livro chamado "Azeitona" - escrito para um publico bem mais jovem que eu - de um autor estreante, o Bruno Mirando, e adorei a narrativa leve e fluida. Também tem a série "Os Caras" de Pedro Bandeira - muitos dos livros obrigatórios na lista de leituras escolares. Enfim, amei seu post e essa valorização ao que é produzido por aqui.

    Esperando que esteja bem,
    Tiago Lima.
    www.limocoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago
      Eu já ouvi falar sobre Azeitona, mas não o li. Eu leio muitos livros nacionais, a maioria contemporâneo, e fico sempre feliz com a imensa quantidade de coisas incríveis que nosso país vem produzindo.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo