07 outubro 2015

Resenha #56 - Essencial

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. Todas as opiniões presentes nesta são pura e simplesmente minha e foi uma tentativa de passar a vocês minhas emoções e impressões da leitura.

O que é essencial? É essencial é visível ou invisível aos olhos? Essa é uma das grandes perguntas presente na obra da Paula.

A opinião da Lary sobre o livro...

Nesse romance, conheceremos a história de Nica e Dylan. Achei ambos personagens bem construídos, embora tenha encontrado algumas coisinhas neles que eu mudaria. O Dylan não é o típico bad boy, mas é aquele carinha misterioso sentado no balcão do bar, sabe? Ele tem um mistério em seu passado (e eu decifrei parte dele '-'), passado esse que o impede de ser feliz no presente. A Nica é uma personagem doce, independente, decidida, romântica... Enfim. Gostei muito dela.
Essencial se inicia com a mudança de Nica com sua família para uma cidade interiorana. Depois de algum tempo, ela volta a sua antiga cidade, lugar onde toda essa história irá se desenrolar. Ao mesmo tempo que gostei da forma como foi construído o envolvimento dos dois, achei que foi rápido de mais. Por outro lado, acho que a vida é mesmo assim. As coisas acontecem quando menos esperamos, da forma mais confusa o possível. Eu gostaria que a Paula tivesse nomeado as cidades que são citadas no livro. Saber onde se passa a história me ajuda a recriar o ambiente mentalmente.
Detalhe da diagramação dos capítulos
É bacana ver as outras relações da Nica, e não apenas o romance. Adorei isso por que mostra que ela não é dependente da relação amorosa de sua vida. O mais bacana ainda é que ela mantem essas relações. Outra coisa que ela faz que eu amei é o trabalho dela. Não vou falar o que é pra não estragar a surpresa, mas estou falando do segundo trabalho que ela vai arrumar hehe. Esse mesmo trabalho vai ajuda-la a decifrar mistérios. Chega porque estou quase dando spoiler.
A forma como a Paula aborda as relações familiares e a diferença que uma boa ou má relação influencia a personalidade de alguém foi muito bem feita. Não é nada forçado. Ela aborda esse tema com naturalidade, da forma como deveríamos fazer em nossos lares.
Em um certo momento, um triângulo amoroso tentou se formar, mas gostei do fato da Nica não ter permitido isso. Estou meio saturada de triângulos amorosos, embora quando bem construídos eles não me incomodem tanto, mas não me agradaria o triângulo dessa obra.
Outra coisa que a Paula abordou e que gostei bastante foi uma relação sem amor, uma tentativa de fazer uma grande amizade se tornar algo mais. Ela nos mostra que é possível terminar esse tipo de relação sem perder a amizade de anos.
Alguns erros gramaticais podem ser encontrados nessa primeira edição, mas já estão sendo consertados para a segunda edição da obra. A diagramação é boa de modo geral, a fonte tem um tamanho propício para a leitura, as páginas são amareladas e a narrativa é bem fluída.
Trecho selecionado para o projeto Poteando Quotes

Ficha Técnica...

Título: Essencial
Autora: Paula Oliveira
Publicação independente
298 páginas
Nota: **** (4/5)
Nota no Skoob: 4.4

O livro cumpriu itens do Desafio Literário? Sim
Quais?
Um livro de literatura brasileira
Um livro escrito por uma mulher
Um livro ganho
Um livro com prólogo
Um livro com epílogo

Concluindo: Essencial narra um romance daqueles bem clichês, mas é bem construído, o que não o torna massante. Como Paula também aborda relações familiares, a leitura se torna ainda mais interessante. Ultimamente estou bastante interessada em livros que abordem relações familiares e não apenas romance e, mesmo o foco sendo romance, o livro me agradou bastante. Recomendo a leitura para quem gosta de romances doces com um pitada de mistério.

6 comentários:

  1. Amei a resenha, Lary! Muito obrigada pelo carinho de sempre. Fico feliz que tenha gostado da leitura e ainda mais que a recomende. Como fiz a primeira edição de forma independente, a segunda sairá com a editora e pretendo eliminar todos os errinhos.
    <3 Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um enorme prazer poder ler sua obra, Paula. Espero poder ler muitos outros livros seu. Os errinhos são o de menos. O que importa mesmo é a história ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary!

    Confesso que só tive contato com esse livro quando você anunciou a parceria com a autora por aqui e desde lá, estou curiosa para saber o que ia achar - principalmente porque sei que posso confiar nas suas resenhas, que elas serão o mais sinceras possíveis.

    Já fiquei feliz por não ter triângulo amoroso: já me cansei muito desse tipo de relação nos livros, de tanto que li =P
    E gostei de você apontar que a autora soube escrever sobre relações familiares, também acho atraente em uma leitura quando sinto que foi bem construído!
    Fiquei curiosa *-*

    Beijos Lary, fica com Deus! ;*
    ❤️ Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day
      Fico muito feliz ao saber que confia em minhas resenhas. Faço todas com o máximo de honestidade possível, sempre apontando pontos positivos e negativos. Gosto de fazer assim pois algo que não me agrade pode agradar a outro tipo de leitor.
      Gosto de livros que envolvam relações familiares.
      Beijos. Amém.

      Excluir
  3. Olá, Lary, tudo bem?
    Não conhecia o livro, Essencial, mas gostei bastante de sua opinião sobre a obra.
    Acho bacana fazer uso desse tipo de leitura mais clichê, quando os personagens são bem construídos.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato. Estou bem, obrigada.
      É um romance bem fofo. Vale a pena a leitura. Como disse na resenha, não ligo de ler livros clichês quando eles são bem construídos.
      Até

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo