18 agosto 2015

[Vida de leitor] - O quanto a aparência interfere na compra de um livro?

|| ||
Já confessei que comprei livro pela capa, amo edições de capa dura e as edições limitadas. A pergunta é: até que ponto a aparência de um livro conta pra ele ser comprado e lido?
Pra mim pelo menos, não interfere tanto. Claro que gosto de uma capa bonita, de uma edição bem feita, mas se quero muito ler um livro, isso não interfere em nada. Porém, como já disse, posso comprar uma edição bonita sem nem conhecer a história.

Coisas que fazem uma edição ser bonita

Capa dura: amo edições em capa dura. Principalmente as que tem jacket e a capa é de apenas uma cor.
Imagem bonita na capa: eu gosto muito de capas com ilustrações, composição simples, fotos tiradas especialmente para o livro... Muitas coisas pequenas tornam uma capa bonita.
Lateral das folhas: acho lindo quando a lateral das páginas tem um diferencial, tipo uma cor bem contrastante com a da capa. Fica lindo.
Páginas amareladas: acredito que para todo leitor isso conta alguns pontos, principalmente para os que usam óculos, como eu.
Tamanho padrão: um sonho - que todas as editoras criem o mesmo padrão para seus livros. Quem gosta da estante com aparência bonita sofre com os livros de tamanhos tão desiguais, até mesmo da mesma editora. Então acho importante os livros de uma série, por exemplo, terem a mesma altura, largura...
Livros de séries que combinem entre si: eu sou do tipo que acredita que tem que ser possível identificar os livros de uma série mesmo sem conhecê-la. Então, sim, acho importante seguir um padrão.


Bom... essas são pequenas coisas que tornam uma edição bonita para mim. Uma edição não faz com que eu desista de ler o livro, mas uma edição bonita pode ser o desempate na hora de escolher um livro para comprar. E vocês? O que gostam em uma edição? O que torna um livro bonito para vocês? Vou adorar saber ;) Um grande beijo e até a próxima.

10 comentários:

  1. Eu adoro os livros de capas dura e também amo os livros com ilustrações, como os da Bruna Vieira e da Luiza Trigo, acho mega foto e único. Já comprei alguns livros pela capa mas sempre leio a sipnose, para ver se me atraio, se não não levo.
    Fique à vontade para visitar meu blog, amarei te ver por lá. Beijos
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/2015/08/marejando.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro de capa dura é tudo de bom. Também adoro as capas da Bruna e da Luly. São mesmo únicas. Eu procuro sempre ler a sinopse também, mas confesso que já comprei sem nem ler a sinopse.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem??

    Eu admito que levo muito em consideração a capa... Já comprei diversas vezes um livro apenas pela capa, afinal, acho que o enredo, a arte e a diagramação formam, em conjunto, o livro em si. Estou sonhando aqui com um tamanho padrão hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estou bem, obrigada.
      Acho que todos nós levamos, mesmo que secretamente, a capa em consideração. Todos piram com um tamanho padrão haha
      Beijos

      Excluir
  3. Assim, a aparência conta muito! Às vezes acontece de eu comprar um livro só pela capa sem nem conhecer a história, mas uma coisa que eu acho que complica, por exemplo, é quando eu quero comprar um livro para presente e esse livro tem várias capas, fico muito na dúvida. Claro que capa dura é melhor, mas também é mais cara. Páginas amareladas é só amor, ganha pontinhos comigo.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias capas para um mesmo livro realmente complica a escolha, se bem que, pra mim, se for a capa do filme eu passo longe. Sei lá... Prefiro a original nesses casos. Por um mundo onde a capa dura tenha o mesmo valor da capa normal haha.

      Excluir
  4. Olá. Eu não sou muito "consumista" no que se refere a livros, mas eu adoro livros com textos introdutórios. Tenho uma edição de Dom Casmurro que comprei apenas pelos textos de apoio.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/08/capitaes-da-areia-jorge-amado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu estou a muito tempo sem comprar livros e fico feliz comigo mesma, mas mesmo assim fico admirando edições bonitonas haha. Nunca pensei sobre os textos de apoio presentes em alguns livros, mas é algo a ser levado em consideração.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu não gosto muito quando o livro tem fotos dos personagens na capa, por exemplo, esses dias vi na saraiva o livro Cidades de Papel e a capa foi alterada para a foto dos atores, eu preferia mil vezes a capa original, acho que combina mais e é a identidade do livro. Eu amo quando a coleção é "padrão" e os livros se completam!

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de capa adaptada para o filme. A original é sempre mais fofa.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo