11 maio 2015

Relatos de uma mãe de primeira viagem #02 - Amamentação

|| ||
Se tem uma coisa que preocupa muitas futuras mamães (e, pelo que percebi, toda a família), são coisas relacionadas a amamentação, como a pega correta, se a mãe terá leite suficiente, dor ao amamentar e coisas assim. Como não tenho nenhuma formação superior a respeito, o que direi aqui será baseado apenas em minha experiência, visto que isso varia muito de mulher para mulher, assim como o parto.

Eu estou me sentindo muito sortuda com tudo o que diz respeito a maternidade e com a amamentação não está sendo diferente. Desde a primeira mamada do Miguel ele pegou direitinho. A pega correta é a que envolve não somente o bico do seio, mas também grande parte da auréola. A pega correta garante que a mãe não sinta dor ao amamentar, os seios não rachem e o bebê receba a quantidade necessária de alimento.
Pelo que eu pude perceber em fóruns de discussões e em blogs sobre maternidade é que a grande parte das mães (e não somente as de primeira viagem) tem uma certa dificuldade de fazer com que o baby faça a pega correta. Isso me surpreendeu bastante durante a gravidez, que foi quando comecei a pesquisar sobre o assunto, visto que a amamentação, assim como tudo o mais relacionado a gravidez e maternidade, deveria ser algo instintivo.
Não quero dizer com isso que sou melhor do que outras mães. Como disse no início do post, estou sendo amplamente abençoada com tudo o que diz respeito a maternidade, porém fiquei surpresa mesmo assim.
Em todos os lugares que já fui com meu filho (casa de parentes na maioria dos casos), todos me perguntam se tenho bastante leite. Amorinhas, vocês ficariam surpresos em como coisas relacionadas a seu seio passam a ser de domínio público durante o período de amamentação. E para as pessoas que ficaram na dúvida, meu corpo lotado de hormônios está produzindo uma quantidade absurda de leite para meu pequeno, obrigada. De nada.
Primeira amamentação. Nunca vou esquecer desse momento, a primeira real troca de carinho entre nós.
Não sei se isso ocorre com todas as recém mamães, mas me surpreendeu bastante o pequeno intervalo entre as mamadas, principalmente na primeira semana. Nos três primeiros dias de vida do Miguel ele passava praticamente o tempo todo mamando e quando não estava mamando eu estava trocando sua fralda (mas isso é outro assunto, para outro post). Isso acontece porque o estomago dos pequenos é muito pequenino e quase imediatamente após mamarem, eles evacuam. Então quero aqui, de alguma forma, preparar futuras mamães para isso.
Como pesquisei e ainda pesquiso muito a respeito, gostaria de dar mais uma dica. Para que ocorra a produção do leite é necessário que a mãe esteja alimentada, hidratada e descansada. Esse último item pode parecer impossível, mas não é. Aceite ajuda com os afazeres domésticos e cuidados com o bebê, aproveite os períodos de sono do bebê para dormir também. Isso não é capricho ou frescura. É necessário.
Enfim, não tenho mais o que compartilhar de minhas experiências e coisas técnicas são complicadas para alguém que não possui formação explicar. Para isso existem vários blogs especializados ;)
E você? Como foi/esta sendo sua experiência com amamentação? Vou adorar ler todos os relatos. Deixe eles aqui nos comentários. Mesmo demorando, sempre respondo tudinho e vai ser bacana, já que sua experiência poderá ajudar outras pessoas.

6 comentários:

  1. Amamentação é demais!!!
    Adorava amamentar pena que foi pouquissimo tempo!!
    Mais curti muitooo!!

    to seguindo pra acompanhar vocês! ♥

    http://blogdagraaa.blogspot.com/
    @blogdagra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus momentos favoritos como mãe. Aquele momento só entre mim e meu filho... Até agora, ele está com 3 meses e mama exclusivamente no peito. Espero conseguir por mais tempo.
      Espero que goste de nos acompanhar

      Excluir
  2. Lary do céu, esse é mesmo o Miguel? Como está lindo. Parabéns que Deus lhes abençõe muito mesmo. Acho que não tem nada mais lindo nesse mundo do que ser mãe.

    Nossa seu primeiro dia das mães né? Imagino o quanto foi especial.
    Nossa eu não sabia que tinha um "lugar" certo para ele pegar, poxa, acho que vou me assustar muito lendo seus post's rs. Quero ser mãe logo também, mas vamos ver quando Deus acha que é o momento certo.

    Nossa é muito lindo mesmo, estou babando aqui

    Beijosss
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Miguelzinho sim haha. Eles crescem muito rápido, Fer.
      Tem toda uma técnica haha. Eu li e estudei muito a respeito durante a gravidez e aconselho fazer o mesmo. Eu orava sempre pedindo pra Deus me enviar um bebê se fosse da vontade dEle e ai o Miguel veio a mim *-*
      Beijos

      Excluir
  3. Minha filhota também me surpreendeu com a quantidade de vezes que mama !!
    Eu preparei meu bico com a pomada Lansinoh, usei do 8º mês até as 3 primeiras semanas da Luiza.
    Graças a Deus não tive fissuras, nem nada =D

    Beeijo meu*
    Te espero lá no blog !
    | www.cosmacticos.com |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem fiz nenhuma preparação nem nada. A minha gravidez, parto e maternidade, até agora, tem sido natural em tudo hehe.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo