08 abril 2015

Resenha #46 - Uma vida para sempre

|| ||
Livro cedido para resenha em parceria com a autora. As opiniões contidas nessa resenha são pura e exclusivamente minhas e relatam minha sincera opinião a respeito da obra. 

Finalizei a leitura de Uma vida para sempre em uma madrugada maravilhosa, acompanhada de uma boa xícara de chá e de muitas lágrimas derramadas.


Uma vida para sempre conta a estória de Ethel, uma garota de 17 anos que possuí uma rara doença, CIPA, uma doença que a impede de sentir qualquer tipo de dor e ainda não transpira. Para muitos pode parecer o paraíso viver uma vida sem dores físicas, mas Ethel sabe que não é bem assim. Várias funções de seu corpo tem que ser cronometradas e ela inspeciona seu corpo em busca de machucados constantemente, além dos frequentes exames clínicos para verificar o surgimento de alguma doença mais séria.
Ethel pensa constantemente na morte e tenta falar sobre isso com sua mãe, Edite, na esperança de prepara-la para sua perda. No hospital onde faz fisioterapia, Ethel possuí vários amigos, que mantem em segredo de sua mãe que acredita que esse tipo de atitude a deprime. É nesse mesmo hospital que Ethel conhece Vitor, um garoto que luta contra uma Leucemia reincidente. Muitas outras personagens são inseridas de maneira natural e acabamos nos afeiçoando a todos. Uma vida para sempre é, antes de mais nada, uma história sobre amor e superação.

A opinião da Lary sobre o livro...

Algumas pessoas podem comparar Uma vida para sempre com A culpa é das estrelas. Minha opinião? Os dois são sick lits e falam da história de um casal adolescente onde ambos lutam contra graves doenças. Apenas isso. 
A escrita da Simone é leve, fluida. O livro é narrado em primeira pessoa pela Ethel, coisa que eu adoro, pois assim ficamos mais ligados a personagem. UVPS é um livro para ser lido com calma, pois ele tem muitas reflexões, coisas muito intensar para ser lido com pressa, descaso. Tem que ser lido, apreciado, vivido. Já tem cerca de quatro dias que estou tentando escrever essa resenha, mas nunca encontro as palavras certas para descrevê-lo. Simone mexeu comigo com essa estória, tocou meu coração.
Uma coisa muito bacana encontrada no livro é o incentivo e algumas informações sobre doação de sangue e de medula óssea. Para muitos, os doadores são a única esperança. Tenho certeza que a querida autora teve um trabalhão pesquisando sobre as doenças e sobre as formas de tratamento. Ela está totalmente de parabéns.
O livro é direcionado para jovens adultos, o que faz com que tenha uma linguagem bem fluida, como já disse ali em cima. Em vários trechos, a autora faz referência a outros livros, a músicas e até a filmes e séries, o que eu acho super bacana. Assim, acompanhando alguma dessas séries ou ouvindo uma das músicas, somos transportados instantaneamente para dentro do livro.
A obra é ambientada em Tangará, cidade natal da autora, o que foi muito bacana, já que assim ela encheu o livro com riqueza de detalhes, com aquelas coisas que apenas quem vive em determinado lugar sabe descrever. E a narrativa concorda perfeitamente com isso, visto que a escola onde Ethel estudou poderia ser a sua escola, os amigos que ela tem poderiam ser os seus.


Concluindo: Recomendo a leitura de Uma vida para sempre para todos, principalmente para quem gosta de romances românticos (sem triângulos amorosos \0/) e de estórias palpáveis. Recomendo que a leitura seja feita em um dia chuvoso, com calma, com uma música suave tocando ao fundo, um gato deitado no colo e uma xícara de chá bem quente ao lado ;)

Ficha Técnica...

Título: Uma vida para sempre
Autora: Simone Taietti
Editora Novo Século
352 páginas
No Skoob
Nota: ***** (5/5) Favorito
Nota no Skoob: 4.8

Quote que selecionei para o projeto Poteando Quotes



O livro cumpriu itens do desafio literário? Sim
Quais?
Um livro de literatura brasileira
Um livro escrito por mulher
Um livro com a capa bonita
Um livro ganho

Já venho falando a algum tempo, mas vou colocar esse "lembrete" em todo post que tenha a ver com parceiros.

Se você já leu a obra, ou não, e quer enviar uma pergunta para a autora, seja a respeito da obra, processo de escrita, publicação, qualquer coisa, deixe sua pergunta nos comentários ou da resenha ou da divulgação da parceria ou na página do blog no Facebook ou envie para vidasempretoebrancocontato@gmail.com. Estou montando entrevistas bem bacanas com os autores parceiros do blog. Clicando na TAG "Parceiros" você verá quem são e poderá escolher para quem quer enviar sua pergunta. A participação de cada um de vocês é muito importante. 

10 comentários:

  1. Olha tenho que confessar que já vi diversas resenhas sobre esse livro, mas eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas sei que muitos leitores comentam muito bem sobre ele e tenho certeza que a história deve ser bastante envolvente, ainda mais agora após ler sua resenha que aliás está muito bem escrita. Adorei de verdade mesmo em saber um pouco mais da história, porque sinceramente estava um pouco por fora só pegando algumas partes do livro. Mas mesmo assim achei que você desenvolveu bem na sua resenha e o que mais me chamou atenção foi o seu ponto de vista. Não sei se o pegarei para ler no momento por conta da quantidade de livros que tenho para ler, mas espero poder fazer a leitura assim que puder.

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-negro-amor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil
      Espero que possa realizar essa leitura em breve. Uma vida para sempre é um livro bastante envolvente e que passa um sentimento muito bom.
      Beijos

      Excluir
  2. APAIXONEI por essa capa.
    Meu amor literário é por essas capas abstratas/com desenho.
    Enfim, adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é incrível. Uma das capas mais bonitas da minha estante, com toda certeza.
      Beijos

      Excluir
  3. Menina, nem sei quanto tempo faz que não pego um bom livro para ler !
    Gostei bastante deste e acho que será meu próximo !
    Me ajudou a ter vontade de voltar a ler, rs !
    Mil Beijos !

    www.umablogueirapobre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo ler e não consigo ficar sem um livro na cabeceira. Espero que leia e fiquei muito feliz em saber que minha resenha te deu vontade de ler algo *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Oi conhecei o blog agora e adorei!! O livro parece ser ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho. O livro é incrível. A leitura vale super a pena.

      Excluir
  5. ja tinha ouvido falar sobre o livro mas n tinha lido sobre a historia em si, a capa eu ja vi q eh maravilhosa e a historia tb deve ser pelo o que voce disse! ja anotei aqui e to doida pra compra-lo logo!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que irá se encantar com essa leitura. A Simone conseguiu criar uma estória incrivelmente apaixonante.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo