20 janeiro 2015

[Vida de Leitor] Oscar Literário 2014

|| ||

Eu já estava querendo realizar o Oscar Literário aqui no VePeB tem tempo, mas nunca me dava coragem suficiente. Como hoje a coragem bateu, resolvi responder. Lembrando que as respostas são de acordo com minhas leituras de 2014 e não com os lançamentos do ano passado, okay?

Eu não me lembro onde vi (vi em infinitos blogs) e não sei quem criou. Se você souber, me avise pra eu dar os devidos créditos ;) Sem mais delongas, confira os melhores dos melhores, em minha opinião, de minhas escassas leituras de 2014.

Categorias:

Melhor arte de capa


Essa foi complicada. Fiquei meio em dúvida entre duas capas que acho lindas de morrer, mas resolvi optar pela que conquistou meu coração logo de cara, que é a capa de O lado mais sombrio. Mesmo tendo um rosto na capa, coisa que não me agrada muito, todos os elementos se encaixam perfeitamente com a história, inclusive o rosto da dita cuja. Uma das mais belas de minha estante, com certeza.

Decepção literária


Não tem outro livro para citar aqui além de Cinquenta tons de cinza. Quando iniciei a leitura, sabia que poderia esperar uma história erótica, mas ninguém me informou que seria pornografia pura. Um livro sem história, sem conteúdo, com uma personagem principal intragável... Nem me dei e nem me darei ao trabalho de finalizar a trilogia.

Melhor autor (nacional e internacional)


Como melhor autor nacional, não poderia deixar de citar Alice Canato. Em seu romance de estréia, Amora, Alice me encantou com uma narrativa simples e envolvente, personagens incríveis, bem construídos e muito reais. O cenário criado é incrivelmente nostálgico e, de tão palpável, fez com que eu sentisse até mesmo os aromas descritos.
Ano passado ocorreu algo que nunca antes tinha acontecido comigo. Metade de minhas leituras foram de autores nacionais. Sempre leio mais autores internacionais, não sei o motivo. Mesmo não tendo tantas leituras assim para comparar e analisar, é sempre difícil escolher o favorito em meio a tantas histórias incríveis. Depois de muito pensar, resolvi eleger como melhor autor internacional o talentosíssimo Markus Zusak. Em 2014, a obra que li dele foi Eu sou o mensageiro, que é um livro que poderia muito bem ser baseado em fatos reais. Personagens e cenários comuns, mas acontecimentos extraordinários. Pra mim, o livro passa a mensagem de que cada um de nós é capaz de fazer muito para ajudar o próximo, basta querermos. Foi a leitura que me deixou com ressaca literária durante uma semana. Ainda estou esperando receber cartas de baralho pelo correio.

Melhor final


Finais são complicados. Geralmente, por mais que o autor tente, algumas pontas ficam soltas, romances não se resolvem e o leitor acaba ficando frustrado. Entre os vários finais incríveis que li em 2014, a meu ver, o melhor de todos foi o de Do outro lado do muro. Nessa narrativa, a querida protagonista passa por altos e baixos, mais baixos do que altos, mas no final tudo se resolve, não de forma óbvia ou manjada, mas de forma surpreendente.

Melhor livro


Já falei nesse post aqui quais foram minhas melhores leituras de 2014. O campeão do meu coração é Amora, da Alice Canato.

Melhor mundo/ambiente criado


Pode parecer muito infantil a minha escolha e eu sei que é mesmo, mas não consigo evitar. Além da Sociedade criada por Ally Condie ter sido surpreendente, deixou a desejar por que a autora não a explorou como poderia. Para mim, o melhor ambiente criado foi a moradia subterrânea dos anões em A montanha encantada. Coisas incríveis acontecem no interior da montanha, como por exemplo aranhas serem treinadas para tecerem diferentes texturas de fios. Enfim...

Melhor personagem secundário feminino


Clara, de Pobre não tem sorte 2. Sem mais comentários kkkk.

Melhor personagem secundário masculino


Morfeu. Fiquei completamente apaixonada por Morfeu do início ao fim da história de O lado mais sombrio. Ele é um personagem complexo, envolvente, misterioso... Super merecedor do prêmio.

Melhor protagonista feminino


Hazel Grace, de A culpa é das estrelas. Digam o que quiserem, eu amo a história criada por John Green, acho as personagens muito bem construídas e, por mais melancólica que seja, Hazel é uma personagem forte, cheia de garra.

Melhor protagonista masculino


Um outro livro que apareceu nas minhas melhores leituras do ano merece destaque para seu protagonista. Pi, de As aventuras de Pi, é um personagem cativante. Ele nos leva a viajar com ele por seus medos, por um mundo de coisas fantásticas e pelos caminhos tortuosos da fé.

Melhor série/saga


Destino, de Ally Condie. Embora a história tenha me decepcionado em alguns aspectos, a trilogia é envolvente, com cenários muito bacanas e personagens que evoluem ao longo da narrativa.

Melhor título


Muitos títulos lidos por mim ano passado me chamaram a atenção, mas um que me conquistou foi Da boca pra dentro. Um título simples, mas que quer dizer muita coisa.

Esses foram meus escolhidos. Quais seriam os seus? Deixe aqui nos comentários, me mande por e-mail (laryzorzenone@gmail.com) ou me passe o link caso tenha realizado o Oscar Literário também. Vou adorar ler todas as respostas. Já leu algum dos livros/autores citados? Um grande beijo e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

34 comentários:

  1. Oi!
    Não li nenhum dos livros citados mas tenho vontade de ler Destino, adorei o post!
    Beijos
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destino é muito bacana. Vale a pena a leitura da trilogia completa.
      Beijos

      Excluir
  2. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha encontrado meu blog por ai hehe. Claro que irei conhecer o seu.
      Amém

      Excluir
  3. Tenho a série Destino na minha lista de leitura, mas ainda não me animei a sair da inércia e realmente pegar para ler.
    Agora esse Amora, de tanto você falar estou querendo comprar o livro! hehehehehe
    Beijos,
    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre dou um jeito de colocar Amora em tudo kkkkk. O livro me conquistou e indico pra todos. Eu tinha preguiça de começar a trilogia Destino também, mas não me arrependi.
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa que legal esse post! Adorei conhecer muitos livros que não conhecia! E fiquei super afim de ler o Amora ^^

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro indicar livros *-* Amora é incrível. Com certeza é uma leitura que agrada a todos.
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei o post , em 2014 quase não li , agora em 2015 quero mudar isso =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li muito pouquinho em 2014 e esse ano também não lerei o tanto que desejo. Espero que suas leituras sejam produtivas ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Lary!
    Não li O Lado Mais Sombrio, mas admito que a capa é linda mesma, e eu baixei em pdf pra ler *-* Desse ano não passa. Da Culpa é das Estrelas, tenho um carinho especial pelos dois personagens, mas ainda gosto mais do August. Votaria nele. E adorei o Zusak como melhor autor, mas pra mim, 2014 foi do Levithan :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David. O lado mais sombrio é lindo. Não me canso de recomendar esse livro. Gosto muito do Gus também, mas o Morfeu foi mais marcante pra mim <3 Acredita que ainda não li nada do Levithan? Preciso urgentemente de algum dos títulos do autor.
      Beijos

      Excluir
  7. Quero muito esse liro "O Lado Mais Sombrio", to louco deis do outro post que você fez kkkk

    Meu blog ta com novidades essa semana, essa semana os leitores fazem meu top 10 aproveite pra votar e mais tem receita no meu blog, confere lá... Bjs
    http://www.harlleyb.com.br/2015/01/1receita-cupcake-choconoura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super a pena. Eu sempre recomendo ele. Acho que tô ficando repetitiva kkkkk
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa adorei esse post, eu também fiquei curiosa para ler o livro O lado mais Sombrio, e pela capa já gostei kkk.Agora estou tomando gosto pela leitura e esse ano espero começar a ter meus próprios livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keren é uma sensação maravilhosa se aventurar por esse mundo. Depois que já tiver inserida, a cada novo livrinho que entrar pra sua família, a sensação de felicidade aumenta e é indescritível! Além de ter uma capa linda, a história dele é maravilhosa, e a lombada também, o que é muito bom pois fica lindo na estante kkkkk

      Excluir
  9. Legal esse Oscar Literário. Acho que vou fazer um também!! Bastante criativo. E cada vez mais me sinto com vontade de não ler Cinquenta Tons de Cinza. n_n'' Erótico mesmo só com Valentina... xD

    Bom, até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Ciqnuenta tons não conseguiu fazer comigo o que fez com metade do mundo. A meu ver, Maze foi muito mais erótico (e bacana) do que a história de Ana e Mr. Grey.
      Até

      Excluir
  10. Olá, Lary! Como você está?
    Adorei o seu Oscar Literário, principalmente pelo Zusak aparecer como melhor autor internacional, adoro ele! *-* Fiquei agora bastante interessada no livro Amora, confesso que não conheço, mas para levar o maior prêmio da noite (rs) tem que ser bom!!! Beijos! :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici. Estou muito bem, obrigada.
      Até agora o Zusak não me decepcionou e espero que continue assim hehe. Meus leitores já devem estar cansados de ver tanta indicação de Amora, mas é que é um romance muito bom mesmo. Acredito que ele é capaz de encantar a todo tipo de leitor.
      Beijos

      Excluir
  11. Eu quase comprei "O Lado Mais Sombrio" na Bienal do livro, mas desisti justamente por causa da capa. O enredo até parece ser interessante, e eu tenho uma amiga minha que gostou bastante, mas não me atraiu tanto a ponto de me convencer a comprar.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a capa não te atraiu, pensa somente no enredo. A história é muito envolvente, bastante surreal.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Concordo com você sobre "O Lado mais Sombrio", eu adorei lê-lo e também AMEI o Morfeu. Estou louca para ler o segundo volume que saiu há pouco tempo. Também já li "da boca pra dentro" e achei muito bom, título perfeito.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito ler o segundo volume, Roberta, mas estou esperando o terceiro também ser lançado no Brasil, ai eu releio o primeiro e leio os outros dois que estão faltando tudo de uma vez. Da boca pra dentro é tão leve, tão amorzinho...
      Beijos

      Excluir
  13. Temos um gosto Literário super parecidos,concordo com a melhor capa(ela tem um mistério e é linda) e sem falar na Hazel no momento que li me emocionei com essa protagonista(a melhor) e sem falar no Pi,gostei muito dele.E o melhor titulo,sem duvidas seria da boca pra dentro(um titulo com uma simplicidade tão grande e que diz tanta coisa mesmo.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz quando encontro pessoas com o gosto literário parecido com o meu hehe.
      Beijos

      Excluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse Amora, mas como foi seu livro preferido vou tentar ler tbm hehe
    Compartilho da sua opinião sobre Cinquenta tons de cinza. Li, achei completamente sem conteúdo e não tenho o menor interesse no resto da trilogia.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre indico Amora kkkk. O livro me encantou de uma forma que não é possível explicar. Cinquenta tons foi uma decepção muito grande.
      Beijo

      Excluir
  15. Nossa ótima seleção de livros, eu queria até ler o Cinquenta tons de Cinza mas desisti agora kkk
    Adorei a capa do Livro O lado mais sombrio, perfeita !
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que eu não tenha gostado, aconselho que leia, Mica, assim você mesma poderá tirar suas conclusões. É uma das capas mais lindas da minha estante *-*
      Beijos

      Excluir
  16. A arte de capa de O Lado Mais Sombrio é realmente linda, fico babando por esse livro.
    Estou com As Aventuras de Pi aqui em casa pra ler faz um tempo, agora minha curiosidade aumentou.
    Eu Sou o Mensageiro foi uma das minhas melhores leituras de 2014! Livro maravilhoso. Também estou esperando minhas cartas chegarem, haha.
    Adorei o post.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apenas de O lado mais sombrio, mas todas as capas dessa trilogia são incríveis. As aventuras de Pi é um livro magnifico. Vai valer muito a pena. Já que minhas cartas não chegam, vou começar a entregar cartas por ai kkkkk
      Beijos

      Excluir
  17. Adorei essa ideia de Oscar Literário, acho que já vi em algum lugar, mas também não me lembro onde, Lary! O único livro que li das suas escolhas foi A Culpa é das Estrelas e também acho a Hazel uma personagem incrível. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei fazer o Óscar, Biah. Sempre via em vários blogs, mas nunca tinha coragem de fazer, não sei ao certo o motivo. A culpa é das estrelas é um livro incrível. É uma pena que muitas pessoas o critiquem erroneamente.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo