26 janeiro 2015

Diário de Gravidez - O que levar em consideração na hora de escolher o nome do bebê?

|| ||

Acho que esse é post mais absurdamente pessoal e meio sem sentido da história dos posts de todos os blogs kkkkk. Eu explico. Eu já estava pensando em fazer um post sobre escolhas de nomes para bebês, mas estava meio na dúvida quanto a fazer ou não, ai recebi mensagem de uma leitora super fofa lá na fan page do blog me incentivando a contar como eu havia escolhido os possíveis nomes para meu baby tímido que não deixa a mamãe descobrir se é menininho ou menininha.
Li um post bem bacana a respeito. No post, o autor listava 11 itens a serem levados em consideração na hora da escolha dos nomes. Concordei com algumas, discordei de outras tantas. Por isso digo que esse post é super pessoal e meio sem sentido. O que vou falar para vocês são as minhas observações, o que eu levei em consideração e coisas do tipo. Portanto, se você me achar uma completa maluca depois de ler isso, eu entenderei completamente.
Enfim, listarei (como sempre) alguns pontos que EU acho importantes na hora da escolha dos nomes. Espero que gostem.

Seu gosto pessoal

Não estou defendendo aqui que é a mãe a única que tem direito de escolha (embora deveria ser, já que somos nós que sofremos todas as mudanças corporais e hormonais e que sentimos todas as dores), mas acredito que temos que ter um voto a mais. Além disso, quando digo para levar seu gosto em consideração, digo o gosto dos pais. Eu, por exemplo, tive total apoio de maridinho para a escolha dos nomes (coisa que fizemos juntos, alias) e de alguns membros da minha família, mas outras pessoas acabaram ouvindo o meu lado grossa por criticarem de forma absurda as minhas escolhas. Lembre-se: o filho é seu e você tem o direito de colocar o nome que mais lhe agrada em seu projeto de gente.

Tradições familiares

Embora nem na minha família nem na de Yan Henrique tenha alguma tradição para nomes, acho lindo as família que o tem. Acho que nessa hora, se você ou seu parceiro é contra o tal nome que é passado de geração em geração, vale a pena colocar um nome a mais na criança. Colocar o nome da escolha de vocês e o nome da família como segundo nome. Quem sabe assim não surge uma nova tradição?

Sonoridade do nome + sobrenomes

Esse item é um tanto quanto controverso pra mim. O nome escolhido para meu rebento, se for uma menina, é lindo e combina bastante bem com meu sobrenome, porém há quem diga que não combina com sobrenome do maridinho, que é o que ela(e) usará (a não ser que escolha usar o sobrenome da mamãe. Mamãe ficaria muito feliz se escolhesse usar os dois). Eu acho que combina com os dois sobrenomes e a sonoridade dos dois nomes (masculino e feminino) me agrada bastante. Repita o nome completo várias vezes e com várias entonações diferentes, assim você vai ter uma ideia bem abrangente se vai te agradar ou não.

Possíveis apelidos

Ana vira Aninha, Maria Eduarda antes mesmo de nascer já é Duda, Yan Junior será apenas Junior e por ai vai. Na hora de escolher o nome, vale a pena pensar em todos os apelidos óbvios que a criança provavelmente terá. Se os apelidos não te incomodam ou não serão motivo de piada, vá em frente.

Homenagear algum familiar

Antes de descobrir da gravidez, eu queria porque queria ter uma menina para por o nome de Alice Amábillie. Amábillie era o nome de minha nona (leia-se bisavó) e Alice era o nome que era pra ser de minha avó se meu biso tivesse dito corretamente no cartório kkkkk. Amábillie é um nome italiano, portanto pode causar estranhamento, mas eu acho lindo. Significa aquela que é amada, amável. Depois de muita discussão, decidi que um bebê tem que ser motivo de alegria e não de discórdia, portanto desisti de meu nome lindo homenageando minhas avós para então eu e maridinho decidirmos juntos um nome que agradasse aos dois. Mas enfim... Quem sabe futuramente eu não tenha duas menininhas? Ai eu terei minha Alice Amábillie.

Grafia X Fala

Outro ponto meio contraditório, pra mim pelo menos. O nome escolhido para minha filha escreve de uma forma, mas se lê de outra. Pois é. Os professores irão sofrer, provavelmente ela vai ter um pouco de dificuldades no começo, mas acredito que um dia ela vai gostar do nome, assim como eu aprendi a gostar de meu sobrenome.

A emoção sentida no momento do nascimento

O tópico mais piegas de todo o post. Imagina só. Você já tem os nomes completamente definidos, mas na hora que colocam o seu bebê, aquele que estava crescendo dentro de você e te chutando, no seu colo, você olha pra carinha linda e perfeita e muda de ideia? Lembre-se que mudar de ideia não é necessariamente ruim. As vezes, o nome que surgir em sua mente do nada terá muito mais a ver com a personalidade da criança do que todos os outros nomes que já passaram pela sua mente.

Claro que existem muitos outros pontos que eu poderia citar, mas a meu ver esses são os mais corriqueiros, motivos de conversa e, muitas vezes, discussões. A verdade mesmo é que se você e seu (sua) parceiro (a) gostam do nome e querem por ele em seu filho, fruto apenas de vocês e mais ninguém, vai em frente. Se formos ficar dando ouvido a tudo o que todo mundo fala, ficamos loucos e acabamos desistindo do sonho da maternidade, ou acabamos acreditando que daqui pra frente nossa vida não será mais feliz. Mas isso é assunto para outro post ;)

Um beijo no coração. Ah! Para acabar com o suspense, os nomes escolhidos para meu bebê são Miguel ou Amy Lee (Amy Lee lê Emily). Até a próxima Amorinhas <3 o:p="">

30 comentários:

  1. Olá Lary...espero que você e seu baby estejam bem.

    Sabe que a vida toda pensei em ter um menino que se chamaria Thaylor, e quando finalmente aconteceu
    a única coisa que predominou foi o fato de ser um menino kkk, porque assim que descobri a gravidez
    disse q se chamaria Samuel, mesmo sem saber o sexo dele. Escolhi mais pela história bíblica da mãe de Samuel, é muito parecida com a minha.

    Adorei os nomes escolhidos por você.

    Abraços querida.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/resenha-fake.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O nome Miguel eu escolhi ainda criança, quando nem sabia se um dia iria querer ter filhos, mas prevaleceu hehe. Que bom que gostou dos nomes.
      Abraço enorme <3

      Excluir
  2. Amei o post! Parabéns! :D

    Obs: Miguel é um nome lindo!

    ResponderExcluir
  3. Estou longe de ser mãe rs! Mas já penso bastante em nomes, Maria Fernanda (minha mãe queria que meu nome fosse assim, mas, minha família não deixou e Davi, Davi é somente porque gosto, mas ai fico pensando se vou querer ter filhos kkk! Complicado... Miguel *-----* Que nome mais lindo!!!!! Minha cunhada está grávida de gêmeos, semana que vem vamos saber se são um casal, 2 meninas ou 2 meninos. Estamos torcendo pra ser casal e adivinha qual vai ser o nome do provável menino? MIGUEL haha. "Amo por demais esse nome!"

    Blog Fernanda Lamounier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel é um nome que tem um significado muito importante pra mim e, como disse no post, ainda criança disse que esse seria o nome de meu filho. Queria tanto ter gêmeos <3 Davi é um nome bonito. Forte. E Maria Fernanda também é muito amor. Não tenha pressa para decidir. Provavelmente, até decidir se quer ou não ser mãe, vai mudar de ideia quanto ao nome do pimpolho hehe.

      Excluir
  4. Olá Lary! Amei as escolhas dos nomes e parabéns pela gravidez.
    Nomes é realmente uma tarefa árdua. Meu noivo e eu já escolhemos possíveis nomes, confesso que a lista está meio torta, pois temos um nome para menino e cinco para meninas, se nascerem dois meninos no futuro, entraremos em crise, kkkkk. Mas os primeiros da lista são Beatrice e Dominic, sim! Dominic foi escolha dele, kkkkkk.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy. Obrigada querida *-*
      Realmente é complicado, principalmente quando o casal tem gostos muito diferentes. Com o tempo mais nomes para meninos surgirão. Quem sabe não está perdido no meio de um livro incrível? Beatrice e Dominic são nomes lindos.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi flor,super parabéns para essa nova mamãe <3
    Tenho uma lista de nomes para meus futuros babys,mas estou muito longe de ser mamãe ainda,então anoto todos os nomes que me agrada tantos de meninas quanto de meninos,gosto daqueles nomes que tem um significado mágico,diferente e claro,bem simples,por que a simplicidade é algo incrível.
    Beijos linda <3
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida. Obrigada. Eu tinha uma lista enorme também e sempre buscava os significados. Sou muito ligada a essas coisas. Por isso Amábillie é um nome que gosto tanto. Mesmo parecendo estranho a princípio, ele tem um significado belíssimo. Luna também me agrada bastante.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Lary! Como está a gravidez? Com certeza deve estar sendo uma experiência incrível em todos os sentidos e fico feliz que você vai compartilhar um pouco com a gente dela! Adorei sua postagem sobre nomes. Particularmente eu não gosto que os pais levem em consideração apenas o gosto pessoal deles porque depois aparecem aqueles nomes impronunciáveis ou dignos de brincadeira que só irá causar problemas para a criança. Eu nunca fui simpática com o Ticiane, para falar a verdade. Muito por parecer com outros nomes e quase sempre quando me perguntavam o meu nome entendiam errado. "Juliane? Taciane? E por aí vai. Se tiver um filho, irei optar por algo mais comum rs
    Miguel é lindo, nome de anjo! E Amy Lee é uma homenagem a Evanescence? *-*
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida. Está sendo mesmo um momento maravilhoso, apesar dos pesares e acho incrível poder compartilhar todas as fases, boas e ruins com vocês *-*. Eu gosto de Ticiane. Tenho uma prima com esse nome. Acho diferente e, a meu ver, diferente é lindo, como dá pra perceber no post hehe. Miguel é um nome forte, o Arcanjo líder das tropas celestiais. Não chega a ser uma "homenagem", mas eu e maridinho admiramos a banda, a cantora e sua linda voz de anjo. Desde que conheci a banda, achei o nome da vocalista incrível e já cogitava a possibilidade de ter uma filhinha com esse nome. Ainda bem que maridinho gosta de rock tanto (ou mais) quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  7. Legal isso. Lembro que uma vez minha mãe comentou como escolheram meu nome. Pasme, minha mãe queria Maria Natália (acho que por causa do meu irmão ser João), mas graças ao papai meu nome ficou invertido: Natália Maria. Legal que você vai ter umas coisas legais para contar ao seu futuro bebê... ^^
    E achei interessante o quê você levou em conta na hora de escolher os nomes. Se muitas mães pensassem assim, o mundo do telemarketing seria bem mais fácil. rsrsrsrss

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de Maria Natália. Nunca tinha visto, mas ainda bem que os dois entraram em um consenso, não é mesmo? Vejo tantos casais que passam a vida discutindo por causa do nome dos filhos...
      Se quando crescer meu baby resolver entrar no blog da mamãe, vai descobrir muitas coisas sobre sua gestação e acho isso bem bacana.
      Até ;)

      Excluir
  8. Ei Lary tenho sérios problemas quanto a escolha de nomes para meus futuros filhos sempre quis algo que desse certo com.meu nome , o nome do pai e também os sobrenomes. Apelidos eu não cheguei a pensar porque minha mãe me chama de tanta coisa que não tem nada haver com meu nome então acho que isso não levei em consideração.
    Primeiro eu queria que o nome do meu filho fosse Miguel, mas não queria colocar nome de ninguém da familia ( gosto de ser diferente ) então tenho que escolher um nome que não tenha na familia do meu pai , nem na família da minha mãe nem dos meus sogros , isso foi quase uma agulha no palheiro kkkk
    Duas primas minhas engravidaram e uma colocou MIguel no menino a outra Miguel Felipe , então era hora de escolher outros nomes e sempre gostei de Laura e Luigi então esses serão os nomes dos meus filhos meu namorado e quem sabe futuro marido também adoro e ele se diverte por se chamar Luiz Felipe e Luigi ser Luiz em outras línguas :)
    Luigi é fácil de escrever, mas se lê luidi rsrs !
    Amo Amy Lee também tenho certeza que seu BB será agraciado com nomes muito bonitos :)
    Mil beijos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luigi é italiano, não é? Minha família é italiana e amo nomes com essa origem. Laura também é super fofo. Miguel é um nome lindo de mais. Tenho um primo com esse nome, mas nada vai me impedir de realizar esse sonho.
      Beijo enorme

      Excluir
  9. Olá flor, parabéns pelo blog.

    Adorei suas dicas.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho. Receber dicas sempre é válido, ainda mais nesse momento em que as mulheres se encontram tão vulneráveis.
      Beijos

      Excluir
  10. Temos que levar em consideração também o povo que não sabe ler e sempre vai falar o nome errado. Meu sobrinho nasceu na Belgica e o nome dele é Mayaan... Tem que o chame de Mayara -.-

    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece. Eu, por exemplo, quando conheço alguma criança que tem o nome diferente, pergunto para a mãe como é a pronuncia correta.

      Excluir
  11. Olá Lary, como vai?

    Que fofo, nunca tinha lido um post até então, sobre os nomes dessas coisinhas mais fofas e linda do mundo =D
    Aqui em casa cada um teve um nome, mas queriam que fosse o trio tatata haha, minha irmão porque meu tio chamava minha tia de laine e minha tia queria que se chamasse Tais, dai juntou e deu Taislaine, meu maninho porque meu pai queria forte, ele tirou Tarcizo de onde seria o Tarcisio, mas achou estranho rs. O meu já foi o mais comum, mas minha mãe era babá de uma menina com o mesmo nome e decidiu por este... enfim, somente meu nome soa mais comum, apelido? Não, pode ser tami, tata, thá e entre outros, eu gosto dele rs.
    Ah! Meus pais não deixaram de fora a homenagem não rs, meu irmão tem o Henrique de meu avô materno, minha irmã Jesus de avó paterna e eu o Silva de minha mãe e Cipriano de meu pai.
    A sua bisa tem o nome maravilhoso e Miguel é lindo, o significado dele também é demais, Já Amy Lee ainda não tinha escutado, gostei também ^^

    Beijos e linda semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ouvir as pessoas contarem como foi que escolheram os nomes dos filhos. Adorei saber da história de sua casa hehe. Em casa é com L. Acho que se tivesse mais uma irmã, iria começar com Li kkk. Ai ficaria La, Le, Li hehe.
      Miguel é um nome forte e cheio de significado pra mim. Amábillie é incrível e eu ainda terei minha Amábillie, mesmo que ela se transforme em personagem de algum livro meu. Amy Lee é delicado e doce. Adoro.
      Beijinhos

      Excluir
  12. Legal, amei o post. Minha mãe escolheu por acaso, amei.
    Embora não goste do som, amo a grafia e o significado:
    Alécia -Molhada pelo mar.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado é mesmo bonito. Nunca tinha visto, mas gostei bastante.

      Excluir
  13. Muito legal o post. Eu já tenho uma dificuldade enorme para escolher nomes para meus personagens, imagine no dia que eu engravidar. Gostei das suas escolhas, principalmente do nome Miguel, acho um nome que transmite uma energia boa e diferente hahahah Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu tenho uma enorme facilidade para decidir nomes Bia. Uma das primeiras coisas que decido a respeito das minhas personagens é o nome, ai depois disso que vai surgindo as características e o papel que terão no enredo. Miguel é um nome forte. É meu favorito.
      Beijos

      Excluir
  14. Aqui em casa o bebê mais novo da família é Miguel também. No começo quando minha tia escolheu eu não gostava, agora já acho lindo, lindo! Amy Lee é bonito também, mas eu só consigo lembrar da vocalista do Evanescence! hehehehe
    Muita sorte com o bebê viu? Que venha com muita saúde, sendo menino ou menina! :*

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única pessoa que já vi que chama Amy Lee é ela haha. Miguel sempre foi um nome importante pra mim.
      Obrigada querida.

      Excluir
  15. Eu tive alguns problemas para a escolha do nome do meu filho, queria um nome o meu namorado queria outro... Enfim optamos por Anthony e ficamos super felizes.. Adoro olhar o significado dos nomes antes! Adorei <3

    www.meninaunica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi um processo até que fácil. Eu e meu marido chegamos rapidamente a um consenso.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo