19 dezembro 2014

Como posso preservar meus livros?

|| ||

Uma das maiores preocupações dos bibliomaníacos é que seus livros amados não se danifiquem, amarelem ou até mesmo vá perdendo folhas.
Já fiz um post anteriormente dando dicas de como organizar os livros e o retorno foi bem bacana, portanto resolvi separar algumas dicas que encontrei pela internet que pode ajudar a manter a vida útil dos livros maior. Lembrando que, mesmo com todo cuidado, as páginas vão se amarelando com o tempo, visto que papel é feito de material vegetal.

  •        Limpe sempre sua estante/prateleira


Eu costumo limpar minha estante a cada 15 dias. Se onde você mora costuma acumular muito pó nos móveis, o aconselhável é limpar uma vez por semana. Use produtos com ph neutro ou produtos específicos para livros. Assim, não corremos o risco de danificarmos os livros com os produtos que usamos.

  •       Deixe seus livros respirarem


Não importa se seus livros ficam em pé ou deitados (estranho falar assim de livro, né?), as folhas ficam prensadas e o coitadinho não consegue respirar. Como eu já disse, folhas são feitas de material vegetal  precisam tanto de ar como uma plantinha viva. Na hora que for limpar a estante, retire todos os livros e, antes de devolvê-los, folhei todos eles. Se preferir, use o secador no jato frio para tirar qualquer resquício de umidade que possa existir.

  •        Se necessário, deixe os livros em sacos plásticos


Como já disse, algumas cidades tem muito pó, o que pode danificar os livros. Em contra partida, em alguns locais o problema é a umidade. Se você sofre (muito) com um desses problemas, pode optar por deixar os livros dentro de sacos plásticos. Mas em qualquer saco plástico, Lary? Não. Em lojas que vendem produtos para Scrapbook você encontra saquinhos que não irão agredir seus livros. Mas sempre que possível, tire eles e folhei as páginas. Assim ajuda eles a respirarem e retira possíveis impurezas que possam estar dentro dele.

  •        Não guarde flores dentro dos livros


Minha mãe que tinha o costume de fazer isso. Quando ela ganhava uma rosa, ela colocava ela ou uma pétala dentro de algum livro. Fica lindo, mas mancha as páginas do livro. Tome cuidado com qualquer coisa que possa manchar seus livros. Inclusive, soube recentemente que post its podem manchar a longo prazo. O que estou tentando fazer é não movê-los. Existem post its próprios para livros que não mancham e nem danificam as páginas, mas achei meio salgado para meu orçamento. Todo cuidado é pouco

  •        Tome cuidado ao levar livros em bolsas


Eu sei que todo mundo que gosta de ler, dificilmente sai de casa sem seu livro. Vai que aparece um tempinho para ler, não é mesmo? Eu também faço isso. A dica é a seguinte: Cuidado para não amassar as páginas e nem para deixar próximo de algo que possa manchá-lo. Leva garrafinha de água na bolsa? Ou coloque a garrafinha em um lugar que nem de longe vai passar umidade para o livro ou deixe o livro em casa. O mesmo cuidado vale com os produtinhos de make ou cremes que você carrega.


Sei que não são muitas dicas, existem muitas outras, mas essas são algumas da que sigo e acho importante compartilhar com vocês. Tem alguma dica útil? Deixe ela aqui nos comentários, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas;) Um beijo grande e até a próxima.

34 comentários:

  1. Eu ja deixei amarelar vários livros e sempre tomo vários cuidados =( É mto triste, pq as vezes, mesmo tendo os cuidados diários, a umidade local faz com que eles amarelem ou deem umas manchas. Alguns meus aconteceram isso!
    Anotei todas as suas dicas e a partir de agora terei cuidado dobrado. Excelente post. E super util!!! <3
    http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amarelar amarela com o tempo, não tem nada ainda pra tirar isso e acho até que dá um certo charme, mas manchas... Ai. Que bom que as dicas ajudaram querida. Tento sempre encontrar novas técnicas de preservação para livros hehe.

      Excluir
  2. Gostei das dicas!! :D Eu não leio muito, mas quero começar a ler alguns livros.
    E com as dicas, vou saber como conservá-los. Beijos :*

    Blog | Face | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é tão bom Carol. Expande a mente, amplia vocabulário, faz com que viajemos para lugares nunca imaginados... Espero que comece sua coleção e que ela aumente sempre.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu goste muito das dicas!

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, esclarece muitas coisas. Limpo meus livros a cada 15 dias, porém não tenho muito cuidado quando levo ele dentro da minha bolsa, só com poucos, dependendo se for uma edição que eu goste. Tenho apenas um livro com uma flor dentro e realmente mancha mesmo, entretendo não ligo, pois a flor e o livro tem um história (sendo sentimental, rsrs).

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito apegada a cada livro meu. A meu ver, cada um conta duas histórias: a escrita e a vivida por mim na presença do mesmo hehe. Mesmo tendo todo o lance sentimental e tal, eu não conseguiria colocar uma flor em um livro...
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, eu não guardaria uma flor dentro de um livro, sei que esse costume é dos antigos, mas longe de mim, haha. Sempre que posso estou folheando meus livros para deixar eles respirarem. Ótimas dicas!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não guardaria, Ana, mas já vi vários livros manchadinhos por causa disso. Dá até uma dózinha dos bebês. Beijos

      Excluir
  6. Amei as dicas, quero preparar uma estante pros meus mas pretendo deixar sempre limpinha, poderia acrescentar mais uma dica: "Não emprestar pra pessoas que não tem cuidado" kkk'
    beijos seguindo aqui <3
    Filha do Rei
    Deixe Seu blog de cara nova! encomende seu Layout

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é mesmo muito importante hehe. Eu tenho receio de emprestar livros, já que perdi alguns e recebi outros destruídos. Só empresto para pessoas que eu confio muito.
      Beijos e obrigada por seguir.

      Excluir
  7. Oi Lary.

    Adorei as dicas ótimas.
    Só não sabia desses saquinhos. Trabalhei um tempo com conservação e até onde sei não se pode manter os livros fechados, mas como você ressaltou bem é importante de vez em quando tirá-los para que possam respirar. Mas quem mora onde tem pó e umidade deve ser mesmo a melhor solução.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fer. Quem sofre muito com o pó e umidade tem que encontrar soluções menos agradáveis para conservar os livros. Muitos donos esquecem que eles precisam tanto de ar quanto a gente.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Adorei as dicas! Adoro seu blog!

    http://historiasinacabaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que fofo. Obrigada por acompanhar o VePeB. Que bom que gostou de minhas dicas ;)

      Excluir
  9. Eu adoro seu blog. estou seguindo ele <33
    Preciso muito botar em pratica essas dicas para preservar meus livros. <3

    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir querida. Aproveite que 2015 está chegando e comece o ano cuidando de seus livros. Eles merecem ;)

      Excluir
  10. Oi Lary, tudo bem?

    Eu faço justamente isso, quando vou limpar a estante, tiro todos os livros, passo um pano seco na capa e folheio as páginas para elas soltarem. Temos que preservar o que é nosso, certo?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kel. Eles nos oferecem tanto, um mundo todo de aventuras, nada mais justo do que ajudarmos eles a viverem mais hehe.
      Beijos

      Excluir
  11. Eu sou uma pessoa mega chata com meus livros, carrego eles dentro de sacolinha dentro da bolsa haha Adorei as dicas!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chamaria isso de ser mega chata, apenas de ser cuidadosa. Dentro de saquinhos eu não ponho, mas sempre opto por bolsas com divisão pra poder deixar o livro longe de qualquer possível acidente hehe.

      Excluir
  12. Olá! Amei as dicas. Acho super importante cuidar bem dos livros. Especialmente eu, que estou construindo aos poucos, a minha biblioteca. Gostei! Parabéns. Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu osnho é ter uma biblioteca particular, para que eu possa passa-la a meus filhos. Claro que temos que cuidar muito bem deles. Livros já tem uma vida útil considerada curta, se não tomarmos cuidado, eles se desfazem em nossas mãos.
      Beijos

      Excluir
  13. Ameiii as dicas, você é bem cuidadosa. Eu também sou, sabe.. Mas não taaaaanto, rs. Confesso que sou um pouquinho bagunceira, apesar de gostar de tudo arrumadinho! hahahaha.
    Amorrrr, te nomeei a responder uma TAG, olha lá?
    Beijão! <3

    www.umablogueiranordestina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a pessoa mais chata com organização que eu conheço. As vezes é bom, mas as vezes eu sou um tremendo pé no saco kkk. Obrigada por me nomear. Indo lá ;)
      Beijos

      Excluir
  14. Sempre é uma boa tomar cuidado com os livros, afinal alguns são mesmo mais frágeis. Eu levo em bolsa, mas como sempre ando de mochila levo naquela parte para o netbook, daí fica protegido e levar produtos para maquiagem, só em necessaire.
    Boa dias!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Re. Que bom que você cuida bem dos seus livros. Eles agradecem ;)
      Beijos

      Excluir
  15. Gostei! Não sabia sobre guardar flores... Achei interessante! Posta mais dicas usuais como estas. Amei! bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Guardar flores dentro dos livros deixam as páginas manchadas. Em breve farei outro post assim. Espero que acompanhe. Beijos

      Excluir
  16. Concordo muito! Eu quero meus livros sempre limpos, e nada de orelha amassada e tal.
    E tenho tanto ciúme!! Só empresto a uma amiga que me devolve e tem tanto cuidado quanto eu!
    Twenties Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é necessário cuidarmos daquilo que é nosso. Muitas pessoas podem achar que é desnecessário, excesso de zelo e coisas do tipo, mas eu não ligo. O livro é meu e cuido dele como se fosse um filho mesmo kkkk.

      Excluir
  17. Adorei o post. É sempre bom vermos dicas para nossos amados livros; eu nem sabia que os post its podiam manchar as páginas, vou começar a evitá-los >.<
    bjs,

    http://asaventurasdana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são todos que mancham, Ana. Como eu disse, eu utilizo e, para não manchar, eu tento apenas não ficar movendo e funciona.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo