11 dezembro 2014

13 dicas de como conseguir ler 52 livros em um ano (um livro por semana)

|| ||

Essa é uma daquelas seções façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço. Minha meta para 2014 era ler 52 livros, um por semana, mas falhei lindamente. Provavelmente ano que vem também não conseguirei, mas mesmo assim, vou tentar ler mais do que li esse ano e, pensando nisso, resolvi fazer uma listinha com dicas para quem também quer realizar essa proeza.


Por que eu leria 52 livros em um ano?
Ler enriquece seu vocabulário, libera a imaginação, facilita a escrita e é uma forma maravilhosa de se aventurar por outros lugares. A leitura trás muitos benefícios para nossa mente.

Tá, mas porque um número tão alto?
Para te instigar a começar logo no primeiro dia do ano. Colocando uma meta bem alta, você vai começar a buscar formas de alcançar seu objetivo, e isso depois vai te ajudar com os objetivos para sua vida.

Okay. Então me ajuda. Como eu consigo isso?
Cada leitor lê em um ritmo e isso é normal. Pesando nisso, listei 13 dicas que podem ajudar a todos.


Tenha pelo menos 30 livros em sua estante
O primeiro passo, para mim, é ter pelo menos alguns livros na estante. Claro que você pode também pegá-los na biblioteca de sua cidade, emprestado com os amigos ou ir comprando ao longo do ano, mas tendo esses 30 livros, você já tem uma noção do tamanho dos livros que lerá.

Comece com livros finos e de leitura leve.
Você está louco para ler Game of Thrones, porém não lê muito e a quantidade e o tamanho dos livros te assustou um pouco? Calma. Comece o ano lendo um livro fininho que você já leu, gosta e sabe que vai ler em um ou dois dias. Depois desse, leia outro livro pequeno, mas dessa vez um que você ainda não leu. Se você ler o primeiro em dois dias, te sobram cinco dias a mais. E se o próximo você também ler rápido, sua meta vai estar bastante adiantada, o que te dará tempo para ler um livro grande e denso como Game of Thrones.


Estabeleça uma meta diária
É mais fácil pensar em ler 30, 40, 50 páginas por dia do que pensar em ler um livro de 300 e poucas páginas. Leia no seu ritmo. Não adianta nada tentar ler super rápido se você não conseguir acompanhar a história.

Comece o dia lendo
Acordou, tomou banho e sentou para tomar café? Que tal abrir o livro e ler algumas páginas antes de sair de casa? Vai pra escola/trabalho de metrô/trem/ônibus? Leia durante o trajeto. Intervalo para almoço/lanche? Leia mais um pouquinho. Serão poucas páginas lidas, mas que te darão uma dianteira com relação a suas metas e, assim, sobra mais tempo para as leituras densas.


Termine o dia lendo
Ler antes de dormir relaxa o corpo e a mente. Você vai dormir melhor e, provavelmente, sonhar com a história.

Converse com pessoas que gostam de ler
Assim, você terá um incentivo e ganhará dicas de leituras que tenham a ver com seus gostos literários. Convencer alguém de casa a participar da “maratona” com você também ajuda. Assim um ajuda o outro.


Não tenha medo de abandonar um livro
Começou uma leitura, mas por mais que tente, a história não prendeu sua atenção? Deixe esse livro de lado e vá ler outro. Separe-o e, se sentir vontade, volte para ele mais tarde. Para ler, também tem tempo. Há momentos em que você quer ler apenas fantasia, em outros fica louco por romances e alguns meses depois está desesperado atrás de livros de suspense. Aceite isso e não sinta culpa ao deixar um livro de lado.

Roube um pouco
Já se foram 20 semanas do ano e só 13 livros foram lidos? Roube. Leia os livros mais finos da sua estante (livros infantis contam como leitura sim, até porque eles são escritos para ensinar algo para as crianças que nós também precisamos aprender) até alcançar ou passar o número de livros lidos ideal para a data.


Desligue a TV
Hoje em dia dizer algo como isso é quase que um crime. A TV está ligada, não está passando nada que realmente te interesse, mas você está assistindo mesmo assim.  No lugar de insistir em um programa que não vai lhe acrescentar nada, desligue a TV e vá ler o livro. Depois que se acostumar com essa prática, perceberá que a TV não te parece mais tão atrativa assim.

Saiba enxergar as indicações
Leu um livro maravilhoso e nele foi/foram mencionado(s) um/alguns livros? Porque não lê-los? É uma forma de ampliar os horizontes, conhecer leituras e autores novos. Leu um livro maravilhoso. Nele não tem nenhuma referência a outro livro. Leia o que mais você encontrar do autor. Geralmente, a forma de escrita do autor muda pouco de um livro para outro, ou seja, será uma leitura confortável.


Leia dois livros ao mesmo tempo
Percebeu que as leituras estão fluindo mais rapidamente e já chegou até a ler um livro em menos de um dia? Que tal combinar duas leituras? Além de agilizar as metas, você aumenta a capacidade do seu cérebro de reconhecer e diferenciar duas histórias distintas. Escolha um livro leve, para ler antes de dormir e continue com as leituras habituais. Leia um capítulo por dia do livro escolhido para ler a noite. Pode ser um livro de contos ou crônicas. É bem bacana se for algo com um tema bastante diferente daquilo que você lê durante o dia.

Participe de maratonas literárias
Como blogueira, estou sempre lendo vários outros blogs e, em vários deles vejo, ao longo do ano, algumas maratonas literárias bem bacanas. Se você tem um blog, é uma forma bacana de agilizar as leituras, se você não tem, junte alguns amigos e façam sua própria maratona. Que tal fazer uma maratona de férias de inverno? E uma maratona com livros de suspense e terror no mês do Halloween? Escolham um autor(a) que tenha vários livros publicados no Brasil e mandem ver nas leituras. Vocês podem combinar de que quem bater a meta ganha um livro no final. Com certeza vai incentivar bastante.


Crie uma conta no Skoob
O Skoob é uma rede social para quem gosta de ler manter organizado o que já foi lido, o que queremos ler e muito mais. Uma das ferramentas do site é o paginômetro, que conta quantas páginas você já leu. Para mim, é um incentivo muito grande ver o número de páginas aumentando a cada novo livro lido. Outra ferramenta é o “meta de leitura”. Marcando um livro como sua meta de leitura (para o ano), o Skoob faz um calculo aproximado de quantas páginas você está lendo por dia, o que também é bem bacana. Além de várias outras funções, o Skoob faz sorteios regularmente. São difíceis de ganhar, claro, visto que são muitos usuários, mas vale a pena participar e torcer muito. Eu mesma já ganhei um livro de cortesia deles *-*


Essas foram as minhas dicas para quem quer extrapolar nas leituras no próximo ano (e em todos os outros também). Espero que tenham gostado e que as dicas tenham ajudado. As imagens foram retiradas do Google apenas para inspiração. E você? O que faz para conseguir ler 52 livros ao ano? Você consegue? Dê dicas aqui em baixo, vai ajudar bastante. Um beijo grande e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.


50 comentários:

  1. adorei as dicas, eu amo ler , proximo ano vai ser meio dificil ler tantos livros porque é o ano de me preparar pro vetsibular e bla bla bla, mas nem por isso vou abandonar minha paixão pro leitura, sempre faço metas , adoro isso , adoro me desafiar e mostrar do que sou capaz, adorei as dicas , parabéns !
    mahmourao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das minhas dicas Mari. Lembro bem como foi o ano de vestibular. É puxadinho, mas ler algo que não seja obrigatório é bom pra relaxar um pouco a mente. Boa sorte.

      Excluir
  2. Adorei as dicas, vou tentar ler 52 livros ano que vem, espero que eu consiga. haha

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, Jéh. Espero que minhas dicas sejam úteis pra você. Um beijo

      Excluir
  3. Lindo post! Amei!
    http://teenlife-pa.blogspot.com.br/
    kkkk estou brincando!!
    Menina, eu comecei a ler e me empolguei. Eu estou agora super animada para fazer esse projeto. Vou começar ano que vem!
    Voce escreve de uma maneira simples e intrigante. Nas suas palavras eu fico mais curiosa e com gostinho de quero mais!
    Vou continuar lendo seus post!
    parabens e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elogio sobre minha escrita? Adoro! Comece o projeto sim querida. É tão legal conseguir realizar uma meta.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Eu amoo de paixão ler. E a dica de ler dois ao mesmo tempo é ótima para o cérebro, uma pena eu quase nunca fazer isso. Eu vou no um de cada vez. Mas também se o livro for instigante o leio no máximo em dois dias. huahuahua Sou das raras pessoas que tem ficha da biblioteca da cidade. :*
    E, ah, desejo muita leitura pra ti. :)))

    http://apartirdos-23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não tive chance de ir na biblioteca aqui de Osasco (tenho medo de sair sozinha), mas estou louca para conhecê-la. Quando eu quero ler dois ao mesmo tempo, um deles tem que ser de contos/poesias, se não dá nó no cérebro kkkk.
      Beijinhos

      Excluir
  5. DICAS VALIOSAS!
    esse ano eu só li 22 ~e mais foi por falta de dinheiro mesmo;
    To com dois novinhos pra ler mas esse fim de ano faltou foi tempo
    e agora que entrei de férias... eu não sei, eu to com preguiça kkkkkkkkkkk
    Sinceramente Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça literária acontece, não se culpe. Eu li menos ainda que você esse ano (vergonha de blogueira). 2014 foi um ano estranho.

      Excluir
  6. Oooi. Tudo bem?
    Adorei as dicas, tô precisando mesmo colocar em prática. O pior que ano que vem, com a correria do Ensino Medio, dificuulta ainda mais. Vejo a necessidade de ler novos livros, quero aproveitar esse mês pra preparar uma wishlist literaria pra 2015
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ensino médio é mesmo uma loucura, Camila, mas nunca me atrapalhou com minhas leituras. Pelo contrário. Li livros ótimos durante meus anos no ensino médio e isso me ajudou muito, principalmente na hora de fazer a redação do ENEM.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Amei as dicas e confesso que ando muito preguiçosa, comprei 5 livros e li a metade de um -triste- mas esse ano irei ler mais e estou em um desafio literário, me desafiei a ler um livro grandinho (O guardião de memórias) até o dia 13 de janeiro pra resenhar, e estou indo bem estou na metade já! E adorei a dica da maratona literária, acho que irei fazer no blog mas a quem participar teria que filmar e fazer uma resenha (vai que tem um espertinho que fala que leu 10 e não leu nenhum risos-) Nossa que comentário enorme beijos tchau -risos-

    Obrigada pelas dicas gostei demais ! Conseguirei ler 52 livros em um ano, não sei que ano mas irei!

    http://fatosdeummundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2014 também andei com preguiça literária, Jully. Acho que faz parte. Eu já fiz o meu desafio literário para 2015. Sempre quis participar de alguma maratona, mas ano que vem não será possível. Quem sabe no próximo?
      Beijos

      Excluir
  8. 52 livros por ano não é brincadeira não! Eu era uma leitora muuuito ruim, lia pouco! Ano passado, se li uns 10 livros foi muita coisa, esse ano eu devo ter livro uns quase 30, ainda está pouco mais já melhorei muito! E pretendo melhorar mais, eu lia muito devagar, e gora já estou pegando o jeito e lendo mais rápido. Tentei ler mais de um livro ao mesmo tempo, não deu muito certo. Estou pensando em mudar a minha rotina pra esse próximo ano, e tenho certeza que ler um pouco antes de dormir vai estar lá! Adorei as dicas e vou usar muito! Adorei o blog, já estou seguindo! Bjos :**

    http://www.mar-de-ideias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai usar minhas dicas, flor. Eu lia bem mais, esse ano foi um ano ruim para minhas leituras. Acho que cada um tem que respeitar seu ritmo do momento, não adianta forçar a barra. Obrigada por seguir
      Beijos

      Excluir
  9. Eu gostaria muito de ler um livro por dia, mas minha falta de tempo não me ajuda em nada, porém ano que vem estabelecerei uma meta em várias coisas que esse ano eu deixei parada, pelo menos dois livros por mês eu tenho que conseguir. <3

    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro por dia? :0 Oh My Lord! Eu nunca consigo iniciar algo sem antes estabelecer metas. Sou louca por listas então tudo fica anotadinho, cheio de listinhas e metas a cumprir. Espero que em 2015 eu leia mais do que li esse ano.
      Beijos

      Excluir
  10. Olha tenho que dizer que gostei bastante das suas dicas, mas eu acho bastante dificil ler tantos livros sabe? Eu acho bacana começar com menores e depois pegar os maiores e assim por diante, mas é tanto livro que a gente vai acumulando que fica até complicado, principalmente por conta das editoras que temos um certo compromisso.
    Enfim...Arrumei até mais gente para ajudar no blog para que eu possa descansar um pouco, porque eu estou exausta agora nesse fim de ano e sinceramente acho que vou querer umas férias para poder descansar hahahaha...Mas eu amo ler e espero ainda poder ter a oportunidade de ler todos os livros que tenho em minha estante, porque não são poucos viu?! Mas olha, eu li algumas dicas, depois eu volto para ler o restante, porque tenho curso agora.

    Beijinhos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho complicado ler tantos livros, mas estabelecendo metas bem altas eu fico na pilha de conseguir cumprir. Vejo algumas pessoas lerem quase 100 livros ao ano. Gostaria de saber como eles conseguem. Acho que tem sempre que respeitar seu ritmo de leitura. O tanto que der pra ler, tá ótimo.
      Volte sim, flor. Vou adorar. Beijos

      Excluir
  11. Esse é o tipo de post que eu pre-ci-so salvar nos favoritos para reler no começo de 2015! Se tivesse lido algo assim no começo desse ano eu teria conseguido ler todos os livros da minha meta, mas essa ano foi bem corrido, eu não soube me organizar e por isso não consegui :'(

    Suas dicas são super válidas e eu com certeza vou praticá-las assim que estabelecer minha meta de leituras do próximo ano :D

    Beijinhos,
    julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que as dicas ajudem sim, Lilly. Eu sou do tipo que dá as dicas, faz a lista para cumprir, mas nem sempre consegue. Sei que ano que vem não vou conseguir ler tanto, mas vou fazer o possível.
      Beijos

      Excluir
  12. Adoreii as dicas, to pensando em indicar esse post no meu blog!! Posso?? Bjsss
    http://relicariodabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. amei as dicas, muito úteis sabe tenho esse hábito de leitura, sempre faço metas de livros que quero ler e nunca consigo, to bem defasada nisso, vou seguir suas dicas. Bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue sim, Be. Espero que ajude. Esse ano fui um total fracasso com minhas metas de leitura por motivos de preguiça literária mesmo. Ano que vem também não será lá essas coisas, mas quero ler cosias boas.
      Beijos

      Excluir
  14. Amei as dicas porque costumo ser uma negação com as metas rsrs. Eu também tentei essa e também falhei.
    Apesar de não ter 52 como objetivo, vou usar parte dessas dicas pra ler mais. E pretendo começar este ano mesmo, nestas ''3'' semanas.
    Gostei bastante do seu Blog.

    Beijos.

    Ana - http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/

    Obs: Respondi e fiquei muito feliz com o seu comentário no Okay - http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/2014/04/a-adaptacao-do-livro-fallen.html?showComment=1418583613442#c2488059839167478072

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, Ana. Eu gosto de sempre estipular metas altas, porque sou muito auto crítica e ai eu fico me cobrando. Que bom que gostou. Volte sempre.
      Beijos

      Excluir
  15. Ótimas dicas! Gosteii muito e já vou colocar em pratica! ;)
    Beijos

    Blog | Face | Instagram

    ResponderExcluir
  16. Amei suas dicas, gostei e ano q vem vou tentar ler 52 livros ano q vem... vamo ver o q dá... já vou até montar uma lista de leitura... seguindo, bjos...
    http://areiacastelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, flor. Quanto antes começar a se preparar, mais chances tem de dar certo. Beijos

      Excluir
  17. Gostei das dicas, inclusive eu leio sempre dois livros, um fica perto da minha cama e o outro fica na sala, mas essa meta de 52 livros, é bem legal hein! Bjo

    www.fernandamondin2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metas altas me estimulam, Fer. Tenho que voltar a ler dois livros ao mesmo tempo. Como eu disse, façam o que digo, mas não façam o que faço haha.
      Beijos

      Excluir
  18. Concordo com tudo o que disse, já li 97 livros até agora esse ano e a minha meta nem foi concluida, a faculdade me tomou muito tempo, mas é isso ai, siga tudo o que você escreveu e com perscistencia você consegue.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem será totalmente impossível conseguir ler tanto quanto eu gostaria. Claro que vou tentar manter minhas leituras, pelo menos um livro ao mês.
      Beijinhos

      Excluir
  19. Amei as dicas, pode ter certeza que as colocarei em prática *-*
    amo maratonas literárias, pretendo participar de várias ano que vem *----*
    Beijos
    Bianca Gomes
    http://estupidoorgulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas! Confesso que nos últimos dois anos fui bem relapsa com minhas leituras. Li poucos livros, mas pretendo reparar isso em 2015. A minha justificativa é que li muitos livros acadêmicos nos últimos anos e acabei precisando de um descanso haha! mas vou estabelecer metas de leitura e me aventurar pelos livros ainda não lidos que se encontram na minha estante e, quem sabe, até por algumas releituras? Parabéns pelo post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece de ter ano que lemos pouco mesmo. É normal. Espero que consiga repor essas leituras. Beijos

      Excluir
  21. Amei essa dica, nunca pensei em estabelecer uma meta como essa na minha vida, mas confesso que agora fiquei com muita vontade e vou fazer, acho que outra dica pra fazer você ler todos os livros é apostar com alguém quem consegue concluir o desafio, ninguém quer perder grana hahah
    Minha meta de 2015 ler 54 livros...
    Amei seu blog, um beijo

    Pra se divertir nas férias não é preciso viajar nem gastar muito dinheiro, então você vai passar as férias na cidade esse ano? Então aproveite-as ao máximo com essas cinco super dicas, um beijo e ótimas férias!!!
    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu cantinho flor. Eu sempre estabeleço metas malucas pra minha vida, me ajuda muito haha. Espero que consiga bater suas metas.
      Beijo

      Excluir
  22. Preciso seguir essas dicas urgentemente!!! O ano está acabando e eu não li nem 20 livros ainda, e estou com vááários esperando na estante. =(
    Lindo blog, parabéns!

    http://skywithdreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Thainá. Não li quase nada esse ano e isso está me deixando maluca! O jeito é aguardar por 2015, começar a fazer a lista de leituras e esperar para conseguir cumprir tudo.
      Obrigada

      Excluir
  23. Sabe o que é você ler os post e se identificar com eles mesmo não tendo nada haver com o que você quer mais você quer ler porque vai aumentar o seu conhecimento , poise estou amando seu blog e esse post é muito legal estava precisando de post assim , porque eu precisava de um incentivo , porque ano que vem quero traçar uma meta de ler mais de 30 livros no ano .

    http://smile-revista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter ajudado, flor. Eu tento sempre incentivar a leitura, porque ela mudou tanto minha vida. espero que consiga cumprir sua meta.

      Excluir
  24. Olá Lary, gostei muito das suas dicas, realmente eu também não cumpri minha meta para 2014 hahahah mas bem, você escreve muito, hein? E olha, eu nem, conhecia essas maratonas de blog de leitura, sério hahaha sou nova aqui nesse mundo da blogosfera, mas achei super legal essa sua iniciativa de incentivar as pessoas a lerem, atualmente eu estou lendo Quem é você, Alasca? e eu estou amando, inclusive já estou terminando de ler ele. Então é isso, beijos flor.
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As maratonas são bem bacanas. Ajuda bastante quem está empilhado de livro pra ler. Eu estava lendo Quem é você, Alasca? em inglês, mas percebi que meu inglês precisa ser aprimorado antes haha.
      Beijinhos

      Excluir
  25. Amei as suas dicas, ano passado eu li 48 livros, acho que foi um numero legal, mas tenho que melhora http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu conseguia ler bem mais. Tem época que leio bastantão, tipo um livro a cada dois ou três dias, mas tem época que levo mais de um mês para finalizar um livro... A vida tem dessas.

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo