15 novembro 2014

Como posso organizar meus livros?

|| ||


Todo apaixonado por livros sonha em ter várias estantes repletas de livros lindos e que encantem quem os ler. Para deixar os livros lindos e belos, a organização deles na estante/prateleiras interfere consideravelmente. Mas qual é a melhor forma de organizar os livros? Para mim, isso muda muito, então sempre que eu limpo a estante, organizo de forma diferente. Para ajudar vocês, vou deixar algumas dicas de como organizar os queridos livros. Espero que ajude a todos.

  •        Por cor

Ninguém discorda que fica visualmente muito bonito uma estante (principalmente se tiver muitos livros) onde os livros são organizados de acordo com a cor de sua lombada. Eu até já tentei organizar assim, mas por ter poucos livros, não fica tão legal.

  •        Por sobrenome do autor

É a forma como meus livros mais ficam. Eu acho que fica prático para encontrar aquele livro que você quer, os livros da mesma coleção ficam juntos e é prático. O que me incomoda um pouco organizando assim é que não fica muito bonito visualmente.

  •      Separar nacionais de internacionais

Eu já tinha arrumado assim e gostei bastante do resultado. Acho super válido dar um destaque para os livros de nossos autores. Temos que aprender que a literatura brasileira tem muito valor.

  •       Por editora

Esse facilita muito a vida de quem tem parcerias (o que não é meu caso ainda. Todos choram). Geralmente, as editoras tem um tamanho padrão para seus livros, fazendo com que essa organização também fique visualmente bonita. Acho que também fica melhor para quem tem vários livros, ou blogueiros que não querer ficar repetindo a mesma editora por várias leituras seguidas.

  • Por gênero
Separar romance de mistério, distopia de biografias... Esse forma de organização é bacana para quem geralmente lê só um gênero, mas quer começar a ler outros. Para mim não funciona, já que tenho dificuldades em enquadrar um livro em apenas um gênero.

  •       Separar series de livros únicos

Essa é a organização que adotei recentemente (e vai ficar assim pelo menos até a próxima limpeza). Como tenho poucos livros, separei duas prateleiras para séries e outras duas para livros únicos (não custa sonhar que um dia terei que separar uma estante para cada um, né?). Dentro dessa organização, separei as series por tamanho e ficou bem bacana. Os livros únicos, separei por cor e por tamanho. Se eu tivesse mais livros, teria ficado bem melhor kkkk.

  •      Separar livros lidos dos não lidos

Ótima forma de organização para aquelas pessoas que tem uma fila imensa de livros para ler e, assim como eu, não resiste a reler aquele queridinho. Releituras são sempre boas, mas que tal reler um livro para cada cinco livros que você ainda não leu? Tenho certeza que vai ajudar bastante a sua fila diminuir.

  •        Por ordem de preferência

Acho essa um pouco mais complicada, já que a cada novo livro lido, tentamos encaixá-lo, mesmo que mentalmente, na nossa lista de favoritos. Não é uma organização que fique visualmente muito bonita, mas é prático para quem gosta de fazer releituras.

  •        Por tamanho

Essa forma de organização serve mais para pessoas que tem um certo grau de TOC hehe. Os livros organizados por tamanho ficam visualmente bonitos, mas não muito funcionais.


Espero que as dicas tenham ajudado. Em breve, post sobre como limpar a estante e os livros na esperança de preservá-los ;) Como você organiza seus livros? Envie uma foto para laryzorzenone@gmail.com. Sua foto irá para a página do blog no Facebook e poderá inspirar algumas pessoas. Um grande beijo e até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.

16 comentários:

  1. Adorei a dica. Achei que separar por cor fica muito lindo!
    Beijos
    www.fernandartista.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mesmo. Principalmente pra quem tem bastante livro.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lary!
    Separar por cor deve ficar visualmente bonito, mas pouco prático.
    Costumo separar por autores (aqueles que tem sagas, pela sequência da saga) meus livros e deixo em separado os não lidos também.
    Alguns ficam mesmo parados e a gente decide reler os nossos "mais queridinhos".
    Eu já reli As Vantagens de Ser Invisível duas vezes, rs.
    Beijos amiga e um ótimo fim de semana para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que por cor não fica tão funcional. Quando eu tive minha biblioteca particular (até porque sonhar ainda é de graça), pelo menos uma vez por ano vou orgaizar por cor, só pra tirar foto kkkkk. Preciso voltar a separar os lidos dos não lidos. Decidi que ano que vem só vou fazer releituras se for de alguma série que eu li algum e o restante não.
      Beijos minha querida e ótimo finde.

      Excluir
  3. Super válido, adorei as dicas. Que lindo o seu blog, principalmente o layout, tô apaixonada D: Sim, sou leza por que sou nova na bloggosfera e fico doida quando vejo um blog bonito que as cores combinam, a tipografia, tudo, invejinha branca HUEHEE Enfim, tô seguindo, te espero no meu bebê que é novinho ainda.

    Bebitchs.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do meu cantinho querida. Eu também me encanto quando encontro um lay que combina com o tipo do blog e tudo mais. Beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, bem útil. Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, eu mesma, quando ganhei minha estante, fiquei me perguntando como iria organizar. Acabei optando por dividir por cores, fica lindo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morro de vontade de ter muitos muitos livros pra poder organizar por cores. Fica lindo mesmo.
      Beijos

      Excluir
  5. Olha na maioria das vezes quando arrumo a estante do meu quarto eu fico variando. As vezes coloco por editoras, ou até mesmo os que preciso ler primeiro por conta das editoras, porque são tantos modos de arrumar que ficamos até em dúvida o que fazer (risos)
    E outra coisa, por mais estante que a gente arrume para colocar me nossa casa, parece que não é suficiente, porque a cada dia compramos mais e o espaço vai ficando pequeno =x

    Mas enfim...Pelo menos eu amo meus livrinhos e deles não abro a mão.
    Se eu abrir vou apenas vender os que não são de editoras para poder ter espaço. Ou até mesmo sortear. Não sei, mas olha gostei da sua ideia de arrumar os livros. Vou pensar nesse de cores e por tamanho. Acho que foi o único jeito que n fiz no meu quarto ainda hahahaa

    Beijinhos minha linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arruma por cores e depois manda uma foto pra eu ver como ficou. Comprar livros é tão bom. Dá vontade de comprar um por dia hehe.
      Beijos

      Excluir
  6. Por cor é lindo mas não é muito prático, mas têm um visual incrível eu separo a minha estante por séries e depois por autor, por tamanho tb alguns pra não ficar muito estranho na estante.

    http://vemfugir.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço assim também. Quer dizer, já fiz. Cada vez arrumo de um jeito diferente. Ainda não encontrei o perfeito pra mim.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Lary,
    Como não tenho muitos livros, eu os organizo do jeito "thamiris", hahaha. Por autor, por tamanho e por editora, só pra ficar bonitinho.
    Eu já organizei uma vez por nacionais e internacionais e gostei bastante. Quando eu tiver maaais livros, quero fazer de novo.
    E sempre sonhei em organizar por cores, mas o número tem que aumentar bastante aqui pra ficar legal, rs.

    Beijão
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo pra sua coleção aumentar bastante *-*
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei essas dicas, agora já sei como organizar os meus livros.
    Beijos!
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo