04 novembro 2013

Resenha #13 - Jogos Vorazes

|| ||
Foto por Melina Souza

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos Vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Com sua narrativa ágil e ousada, Jogos Vorazes foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem atraindo leitores de diversas faixas etárias.Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Sinopse...


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com o Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Opinião da Lary...
Comecei a ler a serie com um certo receio. A Carol me emprestou dizendo que eu iria amar e eu via frequentemente posts e fotos do livro. Eu tinha medo de ser só modinha e gastar meu tempo... Me surpreendi. O livro é ótimo. Tá certo que eu não sou a maior fã do mundo da Katniss mas a história em si vale muito a pena (não me batam por eu não gostar dela. Só acho que ela caiu muito fácil no joguinho da Capital. Ela é só uma garota tentando sobreviver em um ambiente hostil. Admiro ela ter defendido a irmã, Primm, nada mais). A vida nos distritos é dura. Falta comida e muitas outras coisas. No D12, Contando com a ajuda de seu melhor amigo, Gale, Katniss consegue dar o que comer para sua mãe e sua irmã, caçando na floresta que cerca seu distrito. A arena projetada para o "espetáculo" é magnífica. Eu me imaginava lá no meio da floresta! Me emocionei com a Katniss (sim! A mesma que eu não curti muito) em várias das situações que ela passou, chorei e me angustiei junto com ela e sua situação. A saga toda é incrível (já estou louca para reler) e eu virei tributa de coração ♥ Recomendo a leitura a pessoas que gostam de muita ação e romance na medida certa.

Informações

Título: Jogos Vorazes
Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010
400 páginas
Editora Rocco
Nota: **** (4/5)
Nota no Skoob: 4.6
Onde comprar?


Trecho que mais gostei: Spoiler! Spoiler! Spoiler!
O trecho que mais gostei foi quando ela cantou para Rue após ela falecer. É emocionante a forma como o a autora descreve a reação da Katniss, os olhos de Rue, seus cabelos enfeitados com flores, o pão recebido pelo distrito 11 depois dessa demonstração de humanidade em um ambiente hostil... A cena toda é perfeita.
E uma das cenas finais. Na hora em que aparecem os bestantes. Quando a Katniss e o Peeta (também não gosto dele. Acho ele um bobão) percebem os olhos dos monstros que estão tentando matá-los. Eu senti um ódio gigante da Capital quando li sobre isso. Eles são uns desumanos sem coração! Morte a Capital!

Quem mais já leu? Gostou? Deixe sua opinião aqui ;)

4 comentários:

  1. AA eu lembro que li Jogos Vorazes em um dia! AHAH
    Adorei, realmente é um livro emocionante e a ação presente em todo ele é eletrizante!
    Já estou com o ingresso comprado para assistir Em Chamas no cinema! rs
    Seu blog é muito fofo, parabéns!!
    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Eu também não consegui largar o livro enquanto não terminei de ler ele todo. Estou aguardando Em Chamas estrear também *-*
      Obrigada pelo elogio.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu amo Jogos Vorazes *-*
    Já li toda a trilogia, e li muiiiiiiiiiiito rapido!
    Estou ansiosa já para a estreia de Em Chama *-*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou aguardando a estréia do filme a tempos também Dreeh
      Tomara que fique perfeito *-*
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo