08 novembro 2013

Resenha #16 - A Culpa É Das Estrelas

|| ||


Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 

Na contra capa...

Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,2 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto limitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter
Hazel Grace


"Um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra um amor verdadeiro... muito mais romântico que qualquer pôr do sol à beira da praia."
_The New York Tomes

Nas abas...

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capitulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Inspirador, Corajoso, Irreverente e Brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Opinião da Lary...

É um livro maravilhoso. John Green sabe escrever muito bem e esse livro está carregado de sentimentalismo e, tenho quase certeza, de que ele chorou enquanto o escrevia. Eu pelo menos choraria muito escrevendo algo assim. Eu sou muito mole então chorei durante quase toda minha leitura. Eu li ele em três dias. Não conseguia dormir pensando na história, querendo saber o que aconteceria com a Hazel Grace... Já tinha lido muito a respeito desse livro então eu estava com medo de não gostar da leitura. Eu acho que se ele não tivesse ganho tanto destaque eu não teria ficado assim tão apreensiva mas a leitura foi fascinante. O livro é recheado de frases inspiradoras, repleto de romance e é capaz de amolecer a pessoa mais fria da face da Terra. Em quase todo o livro é dito a seguinte frase: "O mundo não é uma fabrica de realizações de desejos". É uma das frases que eu achei mais verídicas. É algo tão simples mas que as vezes nós esquecemos ser a verdade. ACEDE é uma lição para todos aqueles que por um motivo ou outro não dão o devido valor a sua vida, a infinidade de dias que ainda possui para viver. Falei aqui já sobre outro livro que trata sobre o mesmo assunto, o Como viver eternamente, da Sally Nichols. Os dois tratam do mesmo assunto mais tratando ele de forma bem diferente. John depositou toda a sua sensibilidade enquanto Sally escreveu de uma forma mais otimista. John Green mostrou que ele sabe fazer muito mais do que, como dizem, um amontoado de frases bonitas. A forma que ele explora as relações familiares, as relações de amizade e o amor romântico é fascinante. Com certeza é uma leitura que vale muito a pena.

Trecho que mais gostei: "Todo salvamento é temporário - o Augustus retrucou. - Eu proporcionei a elas mais um minuto. Talvez esse seja o minuto que vai proporcional a elas mais uma hora, que é a hora que vai proporcionar a elas mais um ano. Ninguém vai dar a elas uma quantidade infinita de tempo, Hazel Grace, mas a minha vida deu a elas mais um minuto. E isso não é pouco." (página 60) (Augustus Waters explicando a Hazel Grace por que tinha se sacrificado em um jogo de video game para salvar, de uma granada, uma escola repleta de crianças feitas reféns.

Informações

Título: A culpa é das estrelas
Título original: The fault in our stars
Autor: John Green
Ano: 2013
288 páginas
Editora intrínseca
Nota: ***** (5/5)
Nota no Skoob: 4.3


Fonte aqui
Então Amoras... Essa foi minha análise sobre um dos livros mais comentados até agora. Vou mostrar para vocês a primeira imagem que vi da Hazer e do Augustus (essa ai do lado). Na época, eu nem sabia da existência do livro. Eu baixei a imagem para usar de papel de parede do meu celular. Quem mais aqui leu ACEDE? Gostou? Ainda não leu mais está louco para ler? Deixe sua opinião aqui. Ela é muito importante para mim. Até mais, com carinho, Lary Zorzenone

6 comentários:

  1. Esse é com certeza um dos meus livros desejados *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue desejando ele. É lindo. Todo mundo deveria ler esse livro

      Excluir
  2. Olá Lary,
    eu já li esse livro e amei a historia. Corei horrores no final.
    Mas pra mim são um dos meus favoritos.
    Beijinhos
    http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo triste, é lindo por ser uma história possível, algo que pode estar acontecendo nesse instante.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Lary


    Acho esse livro perfeito porque alem de falar de uma garota com câncer e tal demonstra a força e a coragem que essas pessoas tem, quando li o livro a primeira coisa que me impactou foi o jeito leve e puro da Hazel que me conquistou um monte e em segundo o Gus e o Izac que tem uma amizade tão lida. A forma com que o John tratou de escrever esse livro foi tão tocante e conseguiu colocar tudo que atrai o leitor., mesmo que o livro tenta tido algumas criticas por causa do livro da Esther que foi a menina que baseou a Hazel, visando as diferenças entre as duas acho que ele foi muito profissional na hora de caracterizar e forma cada personagem diferenciando de qualquer simples semelhança com a pessoa na qual ele foi baseado. Adorei sua resenha bem diferente. BJS *-*

    http://domeumundo-aoseumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reh
      Eu confesso que até hoje fico meio chateada quando encontro resenhas negativas sobre esse livro, principalmente de pessoas que falam que ele não pode ser considerado literatura. São os pseudo intelectuais chatos. Green conseguiu abordar de forma leve um tema bastante pesado, intenso. Isso, a meu ver, é uma vitória, motivo de glórias e não de julgamentos.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo