14 outubro 2013

Resenha #07 - A menina que roubava livros

|| ||



Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Na contra capa...

Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler.





Opinião da Lary


Não sei nem o que falar de um livro tão maravilhosamente perfeito como esse. Primeiro vou contar uma historinha. Eu sempre quis ler esse livro. Li ele pela primeira vez em 2008 quando eu estava na oitava serie do ensino fundamental. Peguei emprestado da biblioteca da escola. Apaixonei pela história instantaneamente (confesso que me apaixonei pela dona Morte) e me transportei para a Alemanha Nazista com uma força tão grande que era quase impossível que eu voltasse para a realidade. Em 2012, quando eu estava no segundo ano do colegial, o governo do Estado de São Paulo (não gosto de política nem nada do gênero, só estou dando os devidos créditos) enviou, pelo segundo ano, um kit contendo três livros: um de poema, um de contos e um de literatura. Cada série ganhava um kit diferente. A turma do primeiro ano do colegial ganhou A menina que roubava livros. Eu conhecia várias dessas pessoas e sabia quais não gostavam de ler. Pedi pra todos os que eu conhecia. No fim, eu e minha melhor amiga ganhamos dez livros iguais. Cada uma pegou um e doamos o restante. Desde então, acho que leio e releio esse livro todos os anos. Não tem como não se apaixonar pela descoberta de Liesel sobre a palavra escrita e o amor que ela vai nutrindo por cada uma dessas palavras, tanto as que ela encontra em seus livros roubados, tanto as desenhadas no porão, quanto as escritas por um judeu fugitivo. A narrativa da Morte é algo que encanta ainda mais. Confesso, também, que me deu vontade de sair por ai "encontrando" livros e adota-los. Hiper recomendo esse livro a todos, principalmente para quem está iniciando a vida de leitor, para quem gosta de história e para quem gosta de aventuras.



Trecho que mais gostei: -Uma ultima nota de sua narradora- Os seres humanos me assombram.


Informações

Título: A menina que roubava livros
Título original: The book Thief
Autor: Markus Zusak
Ano: 2011
Editora Intrínseca
Nota: ***** (5/5)
Nota no Skoob: 4.5 
Onde comprar?

Mais alguém já leu esse "novo clássico"? O que achou? Até a próxima. Com carinho, Lary.

6 comentários:

  1. Todo mundo fala desse livro, fico louca pra ler, mas como são tantos ainda não comprei. :(
    AMEI a resenha, ja estou te seguindo aqui no blog, beijos.

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nathalia.
      Não entendi a parte do: são tantos. Esse levri não possui continuação e é uma leitura fascinante.
      Obrigada pelos elogios

      Excluir
  2. Sinto ódio de mim mesmo toda vez que vejo ou ouço alguém falando sobre esse livro!
    Eu tenho ele há anos! Mas não consegui prosseguir além das primeiras páginas..
    Ano que vem sai o filme e eu ainda não li. Vou colocá-lo em 2º lugar na minha "listinha" de leitura.
    Acabei Jogos Vorazes domingo e estou esperando chegar um outro pelos correios. Assim que terminar o que vai chegar, PROMETO que vou ler "A menina que roubava livros", ok?!

    Correção: A frase do Verso é: "Quando a morte conta uma história você deve parar PARA LER".

    Bjim =*

    gotadenanquim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas. Eu me distrai e errei a frase... Vou arrumar.
      Leia sim. Já li e reli esse livro inúmeras vezes e recomendo pra todo mundo. Vale muito a pena visitar a Alemnaha Nazista tendo o ponto de vista da Morte.

      Beijos

      Excluir
  3. Amo esse livro, a história é encantadora!
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história realmente muito linda.
      Beijo e obrigada pela visita

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: vidasempretoebrancocontato@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
Beijos de brigadeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Vidas em Preto e Branco - 2015. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog.
Criado por: Marcy Moraes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo